10 dicas infalíveis para aumentar o score

Atualizado em 3 de nov de 2020
Anúncios

Hoje em dia, muito se fala em como aumentar o score de crédito, pois ele é um aspecto que impacta diretamente a vida financeira de cada um de nós, seja de uma forma positiva ou não.

Pois bem, e se você está em busca de um empréstimo ou mesmo de um cartão de crédito, acredito que já imagine que o seu score está diretamente relacionado com a aprovação e liberação dessas formas de crédito, certo?

Isso mesmos, os birôs de crédito, como o SPC Brasil e o Serasa Experian, são as instituições que possuem a responsabilidade de acompanhar os hábitos de consumo e pagamento de cada pessoa, classificando-a de acordo com as suas práticas e como ela é na hora dos pagamentos.

Ou seja, a partir de alguns fatores considerados, é estabelecido uma pontuação que as empresas usam como um medidor de confiança, para saber se determinada pessoa é ou não um bom pagador.

Em casos de uma baixa pontuação, é muito provável que a solicitação do seu empréstimo pessoal ou cartão de crédito seja negada, ou então as condições para a obtenção dos mesmos não sejam as mais atrativas.

E como muitas pessoas ainda não sabem bem o que fazer para ter um score maior, separamos aqui algumas dicas infalíveis para você que deseja ter acesso às melhores linhas de crédito.

Siga lendo e confira!

Anúncios

Como é calculado o score de crédito?

Antes das dicas, é preciso que você entenda como os birôs de crédito chegam até a pontuação que estabelecem a você.

Bom, o score possui uma escala que começa em 1 e vai até 1000, onde:

  • De 0 a 200: risco muito alto de inadimplência;
  • De 201 a 400: alto risco de inadimplência;
  • De 401 a 700: médio risco de inadimplência;
  • De 701 a 900: baixo risco de inadimplência;
  • De 901 a 1000: risco muito baixo de inadimplência.
Leia também:
Saiba como fazer a portabilidade PIX para qualquer banco

Para determinar esses valores, os birôs de crédito analisam o comportamento de cada consumidor, avaliando fatores como:

  • Se há costume de pagar as contas em dia ou essas sempre são pagas com atraso;
  • Quantidade de solicitações de crédito realizadas num curto período;
  • O relacionamento deste com bancos e financeiras;
  • A situação do CPF.

O que diminui o seu score?

Mesmo que você não tenha dívidas e o seu nome não esteja sujo, existem algumas práticas que, apesar de parecerem “bobas”, podem causar a redução da pontuação do seu score.

Por exemplo, se você costuma atrasar o pagamento das suas contas ou não tem nenhuma vinculada ao seu nome, saiba que são dois problemas que impactam negativamente o score de crédito.

Além disso, se você costuma sair solicitando crédito a diversas instituições, também fará com que sua pontuação diminua.

Dicas infalíveis para aumentar o score

Primeiramente, vale ressaltar que não é porque o seu nome está limpo que você automaticamente terá as suas solicitações de crédito aprovadas. Se você não é reconhecido como um cidadão com contas em seu nome, a aprovação não ocorrerá.

Então vamos às dicas para dar um up no seu score!

Pague as suas contas antes do vencimento

Todas as contas que estiverem em seu nome devem ser pagas de forma adiantada. Nunca deixe atrasar!

Obviamente, pagar as contas no dia do seu vencimento irá ajudar muito, entretanto, pagar de forma antecipada é melhor ainda e será muito útil para aumentar a sua pontuação.

Isso ocorre, pois os bancos e empresas de crédito classificam quem paga as contas antecipadamente como um cliente de confiança e que honra sem compromissos.

Leia também:
Aprenda a usar melhor a primeira parcela do Décimo Terceiro

Não solicite crédito sem necessidade

Se você não precisa de um novo cartão de crédito ou não quer um empréstimo pessoal, não faça essa solicitação só para saber se haverá ou não uma aprovação.

Muitos consumidores acabam fazendo isso só para saber se está tudo ok com o seu nome, mas isso impacta diretamente no score.

Atualmente, nos sites dos birôs de crédito — como Serasa Consumidor, SPC Brasil, Quod e Boa Vista — é possível realizar consultas gratuitas para verificar o status do seu CPF.

Negocie suas dívidas

Se você tiver dívidas em aberto, negocie-as, mesmo que elas já estiverem vencidas.

É muito comum que, quando uma empresa negativa o seu nome, caso ela não seja colocada como dívida ativa ou registro em cartório, ela venha a “sumir” após 5 anos.

Entretanto, ela não desaparece por completo, ela apenas some do cadastro geral. Para a empresa que ficou sem receber, seu nome entrará no cadastro de não pagadores, e possivelmente o seu crédito será negado sem motivo.

Autorize seu cadastro positivo

O Cadastro positivo foi criado para acelerar a concessão de crédito, sendo uma ótima opção para quem deseja que as empresas vejam que os seus pagamentos são constantes e pontuais.

Antes, era necessário autorizar a ativação do cadastro, entretanto, agora o governo garante que essa ativação ocorrerá pouco a pouco, e em breve, todos os CPF estarão devidamente inscritos.

No site do Serasa Consumidor é possível verificar como está o status da sua inscrição.

Opte pelo uso do cartão de crédito

Se você tem o hábito de pagar as contas no débito automático, pode utilizar o seu cartão de crédito como forma de movimentação financeira, demonstrando ao sistema que você é um bom pagador.

Leia também:
CDB é seguro? Como investir? É melhor que a Poupança? Entenda

Há alguns cartões que permitem que você feche a fatura em qualquer momento, e isso ajudará no ganho da sua pontuação.

Enfim, essas eram as dicas. Se você deseja ter acesso as melhores opções de empréstimo e de cartões de crédito, saiba que isso só acontecerá quando você estiver entre os considerados “bons pagadores” nos birôs de crédito.

Não é do dia para a noite que se consegue esse status, porém seguindo boas práticas financeiras, pagando as contas antes do vencimento e colocando em práticas as dicas mencionadas nesse texto, você conseguirá aumentar a sua pontuação com certeza.

Ou seja, trate o seu nome com cuidado, pague seus débitos em dia, não realize solicitações de crédito desnecessárias e mantenha seus dados sempre atualizados. Assim você conseguirá chegar aonde quer!

Anúncios

Pablo Januario