5 ótimos investimentos para 2021

Atualizado em 3 de dez de 2020
Anúncios

2020 está chegando ao fim. Um ano difícil para o mundo, que teve (e ainda está) lidando com uma pandemia global de Covid-19, que além de abalar o sistema sanitário e de saúde, também causou grande impacto na economia da maioria dos países.

Com o advento dessa crise, muitas famílias viram suas finanças se complicarem. E como é de costume a todo o fim do ano, nos enchemos de esperanças e votos para que o ano que virá seja um pouco mais positivo para todos.

Com 2020 chegando ao seu final, muitas pessoas já começaram a fazer o seu planejamento financeiro para os próximos 365 dias que estão por vir.

E sim, saiba que o seu 2021 pode ser um ano de ótimas realizações, mas isso dependerá de como você lida com o seu dinheiro. E saber investir bem é essencial para que você dê aquele upgrade no seu padrão de vida, certo?

Mas muito se engana quem acha que para investir é necessário ter um capital amplo. Atualmente, é possível começar a investir de forma fácil e com pouco dinheiro, desde que você entenda bem sobre o ativo que está investindo.

Já se foi o tempo de deixar o seu dinheiro na poupança ou “embaixo do colchão”. Com a taxa de juros baixa e a inflação comprometendo o rendimento das aplicações mais tradicionais, você não pode perder dinheiro nesse próximo ano que em breve se inicia.

Sendo assim, separe o dinheiro extra desse fim de ano ou aquele que está parado na poupança e vamos investir!

Anúncios

Para te ajudar nessa jornada de investidor, nós separamos o 5 investimentos mais promissores do próximo ano, para que você mude sua forma de lidar com o próprio dinheiro e tenha rendimentos concretos! Siga lendo e confira!

Anúncios
Leia também:
Consórcio ou financiamento: qual é a melhor alternativa para comprar um imóvel?

Entenda o seu perfil de investidor

Antes de tratarmos especificamente dos tipos de investimento, é preciso que você entenda mais a respeito do seu perfil como investidor.

No mercado, há uma infinidade de aplicações financeiras, cada uma possuindo um retorno e um risco. Para investir com segurança e ter o rendimento que você deseja, é preciso ir em busca de investimentos que combinem com o seu perfil.

Você é um investidor mais conservador, moderado ou agressivo? É preciso considerar isso antes de escolher onde colocar o seu dinheiro. 

Ao longo do texto, falaremos mais a respeito disso. Agora, vamos aos investimentos!

1- Renda Fixa –  CDBs

Para os mais conservadores ou até mesmo para alguns moderados, os ativos de renda fixa são bem interessantes.

Para o próximo ano, tendo em vista a baixa da taxa de juros, é necessário buscar uma rentabilidade favorável, ou seja, CDBs que tenham mais de 105% do CDI de rentabilidade, pois esse é o indexador que serve de parâmetro para saber qual será o seu retorno.

Geralmente, os CDBs com maior rentabilidade são encontrados em bancos de menor porte, ou seja, pode significar risco. Entretanto, o CDB é um investimento coberto pelo FGC – Fundo Garantidor de Créditos, o que já traz bastante segurança.

2- Ações

Para aqueles investidores que possuem um perfil mais moderado ou arrojado, já podem dar início ao investimento em ações.

Basicamente, investir em ações é se tornar dono de uma parte de determinada empresa, e para isso, é necessário que você estude bem ou busque recomendações de profissionais certificados no assunto.

Existem diversas estratégias para conseguir bons rendimentos com ações, mas em síntese, o ideal mesmo é procurar boas empresas, já que é a partir do desempenho delas que você conseguirá ganhar dinheiro.

Você pode ter lucros com boas empresas seja na variação do preço de suas ações – no aumento do valor de seu patrimônio – ou mesmo através da distribuição de proventos, e este é o foco de quem deseja viver de renda e garantir uma boa aposentadoria no futuro.

O preço das ações costuma variar muito, e é por isso que é possível fazer investimentos em boas empresas sem necessariamente gastar muito dinheiro.

3- ETFs

Uma outra forma de investir em empresas da bolsa, é através do que se chama de ETFs. Esses são fundos de investimento com um índice de referência, ou seja, possuem um padrão a ser seguido.

Esses índices podem conter empresas de um segmento em específico ou mesmo refletir as maiores empresas de um determinado mercado.

Sendo assim, você consegue colocar o seu dinheiro em empresas estrangeiras, como é o caso de ETFs como o IVVB11 ou nas maiores empresas brasileiras, como é a BOVA11.

Investir em ETF é uma ótima forma de diversificar sem necessariamente, conhecer ou estudar essas empresas. Então, para quem não possui muito tempo, essa é a forma mais simples de começar.

4- Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são uma ótima forma de investir para aqueles que não querem sofrer com a volatilidade das ações, mas querem receber uma renda passiva.

Esses são fundos que investem em imóveis e ativos financeiros do mercado imobiliário, o que acaba possibilitando o pagamento de remunerações mensais aos seus cotistas. Com a crise ocorrida nesse ano, alguns fundos ficaram baratos e prometem recuperação para 2021.

Ou seja, pode ser a sua chance de apostar num rendimento interessante para o próximo ano.

5- BDRs

Você sabe o que é BDR? Liberado em 2020 no Brasil, ele se trata de um recibo de investimento no exterior, sendo uma forma de você colocar o seu dinheiro em empresas americanas mesmo estando no Brasil.

Hoje em dia, as maiores e mais famosas empresas do mundo possuem BDRs sendo negociados no nosso país e com preços bem atrativos. Essa é, sem sombra de dúvida, uma das melhores opções de investimento para o próximo ano.

Enfim, para ter um 2021 realmente rentável, lembre-se de que você pode investir um pouco em cada ativo, desde que isso esteja de acordo com os seus objetivos e seu perfil como investidor.

Ressaltando que você não precisa ter uma quantidade alta de dinheiro para começar a investir e fazer pequenos aportes mensais. Com disciplina e dedicação, é possível ter bons rendimentos mesmo começando com pouco!

 

Leia também:
Quais bancos estão adeptos para ter o PIX?
Anúncios

Pablo Januario