Aumentar Score de crédito 2019 – Como fazer isso? Informações e dicas!

Artigo atualizado em 20 de setembro de 2019

Algumas pessoas desejam fazer grandes compras pelo cartão de crédito, mas nem sempre conseguem, já que o limite é baixo. Isso acontece porque o score de crédito não é elevado. Quer saber como ter um score elevado e para que ele serve? Então fique atento. Trata-se de um fator que analisa o fato de que quanto mais pagamentos você realizar em dia, maior será o seu score de crédito. Existem alguns marcadores, como o Serasa Score, que pode ser consultado pela internet, clicando aqui. Quando maior for o score, mais crédito será liberado para o consumidor. Essas informações podem ser consultadas somente pela própria pessoa.

O que representa um score de crédito elevado?

De acordo com os órgãos de proteção ao crédito, quanto mais elevado for o score, mais chance haverá de que os pagamentos sejam feitos dentro dos prazos acordados. As empresas procuram utilizar esse sistema de pontuação no momento de permitir vendas a prazo ou pelo cartão de crédito. Esse score poderá ainda ser utilizado na obtenção de financiamentos.

Qual a nota máxima?

SPC e Serasa utilizam o histórico do consumidor para dar uma pontuação de score. Quem costuma fazer poucas compras pode ter um número baixo, mesmo que faça os pagamentos em dia. Veja a pontuação:

0 a 200 – Alto risco de inadimplência;

201 a 400 – Alto risco de inadimplência;

401 a 700 – Risco mediano de inadimplência;

701 a 900 – Pouco risco de Inadimplência;

901 a 1000 – Risco muito baixo de inadimplência.

O que define score de crédito?

Os órgãos de proteção levam em consideração diferente fatores para definir os riscos ao realizar uma compra. Entram nesta lista contas pagas, contas atrasadas, se o consumidor já esteve negativado, a relação com as instituições financeiras e pedidos de crédito. Informações como estas são repassados por lojas onde você realiza compras e passam a fazer parte de um banco de dados.

Leia também:
Cartões para Negativados, existem opções? Saiba Aqui [Guia Completo]

Aumentar Score de crédito 2019

Aumentar score de crédito 2019

Existem diversas atividades que farão com que o seu score seja elevado. A primeira delas é estar com o nome limpo, então se possui alguma pendência, seja com um banco ou com uma loja, procure acabar com essa dívida. Aproveite e não deixe mais as contas atrasarem, já que pagar os boletos e as faturas antes até a data limite é importante.

Aliás, ainda em relação as contas, quanto mais tiver em seu nome, com pagamento em dia, melhor será o score. Algumas pessoas não estão com o nome sujo e mesmo assim possuem score baixo, muitas vezes devido ao fato de não possuírem contas ligadas ao nome. Contas de água, luz, telefone e conta bancária podem ajudar na elevação do score.

Evite pedidos de crédito

Solicitar crédito em diferentes instituições financeiras fará com que o seu score fique baixo. Isso funciona como uma maneira de proteção adotada pelos órgãos, que entendem essa atividade como perigosa, já que o CPF pode estar sendo usado por terceiros.

Acabe com suas dívidas

Caso possua contas em aberto, o melhor a fazer é buscar a renegociação, pagando menos juros e acabando com pendências em seu nome. Não peça um empréstimo, primeiro procure o credor. É provável que a instituição financeira negue a sua solicitação e baixe ainda mais o seu score.

Cartão de crédito

O cartão de crédito tem papel importante no score. Quanto mais compras você fizer com ele, mais pontos irá ganhar, desde que faça os pagamentos em dia. Para isso, não tenha cartões que cobrem tarifas altas ou então que não sejam compatíveis com a sua renda, algo que pode instigar a gastar mais do que pode, contraindo uma dívida.

Leia também:
Crédito Itaú consignado

Quanto tempo leva para o score subir?

Mesmo que você mude os seus hábitos de compra, o score de crédito não irá subir do dia para a noite. Sua pontuação subirá de etapa em etapa, até atingir o patamar mais elevado, indicando que és um bom pagador. O melhor a fazer é planejar a vida financeira, para não contrair dívidas e ter acesso facilitado ao crédito.

Por que devo saber o meu score?

É interessante consultar o seu score para identificar se está baixo ou não. Algumas pessoas solicitam linhas de crédito e tem o pedido negado. Muitas nem sabem porque isso aconteceu. Se você deixa de pagar uma conta ou um empréstimo, seu nome pode ficar sujo. A cada atraso o histórico irá cair.

Como consultar score de crédito Serasa?

O primeiro passo para consultar o score no Serasa é acessar este link. Em seguida é necessário preencher o cadastro, caso seja o primeiro acesso. Depois de conectado poderá conferir o seu índice, assim como a média das pessoas da sua faixa etária e do seu CEP.

Consultar Score Boa Vista

Boa Vista Serviços é uma empresa que organiza dados sobre crédito em todo o Brasil. Atende mais de um milhão de empresas, fornecendo informações sobre a situação financeira de potenciais clientes. A cada mês são analisadas mais de 150 milhões de transações, fazendo com que o banco de dados não pare de aumentar.

A Boa Vista analisa o score pelo comportamento em pagamentos, na busca por crédito no mercado, informações cadastrais e por pedidos de aumento no limite do cartão de crédito. Você pode fazer a consulta clicando neste link, onde é preciso fazer o cadastro e depois então terá acesso as informações do score.

Leia também:
Cartão BB para negativados sem anuidade: Saiba como fazer o Ourocard Pré-Pago!

Score de crédito Foregon Fit

Uma alternativa para conferir o score de crédito e para comparar com as opções citadas acima é a Foregon Fit. É só acessar este link e fazer um cadastro. Preencha as informações de maneira adequada, para que os dados sejam mostrados corretamente e faça a consulta. O cálculo pode demorar até 10 minutos para ser feito e será enviado ao seu e-mail.

Esse tipo de consulta é totalmente gratuita. As informações repassadas ficarão protegidas e não serão utilizadas para outros fins.

Score Bom pra Crédito

Bom Pra Crédito é uma instituição que realiza empréstimos, mas para isso você deve ter um score adequado. A consulta pode ser feita por aqui, criando um cadastro e preenchendo as informações necessárias. A consulta é grátis e a pontuação vai de 0 até 1.000.

Resumindo tudo isso

Mesmo que no passado você tenha ficado com o nome sujo, se fizer compras e pagar de maneira correta, não contraindo novas dívidas, poderá ter um score alto. É só ter paciência e evitar a inadimplência. Não existe uma fórmula mágica para resolver a situação. A grande dica é adotar a saúde financeira, algo que refletirá automaticamente no score de crédito. Busque quitar dívidas, não fazer novas e manter um status de bom pagador por longo prazo.

Leo Caprara