Bancos dobram o limite de compras no cartão sem uso de senha

Atualizado em 8 de jul de 2020
Anúncios

As instituições bancárias decidiram dobrar o valor para a realização de pagamentos com o cartão de crédito sem que o usuário utilize a senha, passando agora para R$ 100,00. Essa mudança foi aprovada no último dia 6 de julho, pela diretoria da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços (Abecs), que representa o setor de meios pagamentos eletrônicos do Brasil.

Quer saber mais como essa mudança irá alterar a forma que você faz os seus pagamentos? Então, siga com a sua leitura e venha conferir todas as informações pertinentes sobre a temática!

Dobra o valor para pagamento sem uso de senha

Alguns canais de comunicação já haviam antecipado que possivelmente haveria mudanças quanto ao valor do limite de compras com cartão sem o uso de senha. Segundo o que havia sido informado, os bancos tinham chegado a um consenso sobre esse novo valor, que possivelmente seria o dobro do praticado até aquele momento, que era de R$ 50.

Com esse novo limite, a entidade espera que transações por aproximação ganhem larga escala em todo o tipo de comércio.

Essa definição refere-se a um antigo pleito dos bancos em relação à tecnologia contactless, que só veio ganhar novo reforço agora em tempos de pandemia do coronavírus.

Isso veio a acontecer, justamente, pois as medidas de segurança e prevenção contra a doença precisaram ser reforçadas para impedir a contaminação das pessoas ao realizarem pagamentos, por isso, o uso da tecnologia NFC ganhou muito respaldo.

Anúncios

Para você ter uma ideia de como a tecnologia de pagamento por aproximação ganhou protagonismo com toda essa crise sanitária, dados mostram que apenas neste primeiro semestre, as transações financeiras usando o NFC saltaram 456%, movimentando quase 4 bilhões de reais, segundo o que informou a Abecs.

Leia também:
Em parceria com Facebook, Visa lança pagamentos via WhatsApp

A associação destaca também, em nota enviada para a imprensa, que a definição desse novo limite de gasto sem uso de senha representa uma mudança favorável à experiência do consumidor em relação aos novos hábitos de pagamento, que é uma tendência que se alastra pelo mundo todo.

Um pouco sobre a tecnologia NFC

Já muito comum em outros países, a tecnologia de pagamento por aproximação vem ganhando espaço no Brasil e já faz parte da vida de muitos brasileiros.

Se você ainda não conhece, com a tecnologia NFC, você realiza pagamentos com o seu cartão sem necessariamente inseri-lo na maquininha. Com ela, basta que você aproxime o dispositivo a ser usado — seja ele o seu celular, smartwatch, pulseira ou mesmo o cartão — do terminal de pagamento (ambos equipados com a tecnologia) para concluir a sua compra.

Utilizando-se desse método de pagamento, é possível ter muito mais praticidade e rapidez nas transações financeiras, que levam poucos segundos para serem realizadas com o uso do NFC.

E em tempos de pandemia, nada mais seguro que não precisar ter contato com terminais de pagamento para realizar suas compras, não é mesmo?

 

Anúncios

Pablo Januario