Cadastro positivo 2020 – Consulta, como funciona e mais detalhes!

Atualizado em 20 de jan de 2020

A partir do dia 11 de Janeiro de 2020, os bancos e empresas foram autorizados a consultarem o novo Cadastro Positivo que já está em vigor. Nele, é possível que as instituições consultem informações pessoais dos usuários, como pontualidade de pagamento, score de crédito, comportamento de gastos, quantidade de consultas realizadas ao seu CPF, além do histórico de compromissos feitos com o site da Serasa Experian e demais birôs, como SPC Brasil, Quod e Boa Vista.

Se você ainda não sabe bem do que se trata o novo Cadastro Positivo e como pode estar chegando as suas informações compartilhadas pelos bancos e empresas no sistema da Serasa Experian, esse artigo foi feito para você.

Siga com a sua leitura e venha conhecer tudo sobre o Cadastro Positivo 2020!

Cadastro Positivo o que é?

Bom, talvez nos últimos dias você tenha ouvido falar muito a respeito do Cadastro Positivo. Isso se dá por ele começou a ser utilizado nesse primeiro mês do ano de 2020. Para que você entenda mais a respeito, saiba que o Cadastro Positivo se trata de um grande banco de dados, esse que reúne um extenso histórico de pagamentos e obrigações em andamento, referentes tanto a pessoas físicas, como também das jurídicas.

A partir disso, instituições financeiras e empresas em geral conseguem saber se você é ou não um “bom pagador” na hora que você solicitar algum crédito.

Cadastro Positivo: Como posso checar as informações compartilhadas e o seu Serasa Score

Serasa Score: como consultar?

Para consultar o seu Serasa Score não é necessário grande esforço, aliás, é algo bem simples de ser verificado.

Para isso, você deve entrar no site do Serasa Consumidor, criar um login e uma senha e inserir suas informações pessoais, tais como nome completo, cpf e data de nascimento.

Leia também:
Negociar Dívidas - Como usar o sistema do SPC e encontrar um bom acordo!

Além disso, você deverá ter acesso a um número de celular e também a um endereço de e-mail válido e que você utilize, pois será através deles que serão enviados os códigos de ativação para acesso ao site.

Depois de feito isso, com o seu cadastro pronto você poderá verificar de forma simples o seu cadastro no Serasa Score.

Informações compartilhadas no Serasa Cadastro Positivo: como consultar?

No próprio site da Serasa Consumidor você verá o ícone do Cadastro Positivo. Porém, para acessar essas informações você necessitará de um cadastro adicional.

Para isso, é preciso o envio de documentos ou então de um certificado digital. Veja abaixo como fazer isso.

Documentos

Será necessário a imagem (frente e verso) de um documento com o CPF, de preferência o seu RG ou CNH, além de uma selfie segurando um documento de identificação ao lado de seu rosto.

O envio desses documentos é feito diretamente pelo site e você terá que aguardar a aprovação das imagens. Ocorrido isso, será concedido o acesso às informações do Cadastro Positivo.

Certificado Digital

Para aquelas que já possuem um certificado digital, o acesso é muito mais simples. Para isso, acesse a página e clique no local onde aparece a seguinte mensagem:

Possui Certificado Digital? Acesse suas Informações Positivas aqui.

Após isso, será solicitado a senha do seu certificado digital e as informações do Cadastro Positivo aparecerão.

Vale mencionar que, até o seguinte momento, já constam no Cadastro Positivo cerca de 120 milhões de consumidores que possuem crédito nos cinco principais bancos do país, sendo eles: Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú Unibanco, além de mais de 100 outras empresas.

Leia também:
Faça pagamentos do iFood e Spotify através do cartão de débito do C6 Bank

Leo Caprara