Cartão de crédito e débito: quando usar cada um?

Atualizado em 13 de out de 2020
Anúncios

Grande parte das pessoas, por questões de praticidade e segurança, acabam optando por utilizar cartões — seja de crédito ou débito — em sua rotina de compras. Mas afinal, qual é o meio mais vantajoso?

Para te ajudar a responder essa pergunta, nós separamos algumas informações pertinentes sobre ambos, para que você tire suas próprias conclusões. Vamos lá!

Vantagens do cartão de crédito

Todo mundo adora quando o crédito é liberado no banco, independente da finalidade de uso. Confira abaixo algumas das principais vantagens do cartão de crédito.

Não precisa ter dinheiro para usá-lo

Esse é um dos principais atributos do cartão de crédito, pois mesmo sem dinheiro você pode fazer as suas compras. Apenas se atente com os gastos e não se exceda nas compras, pois você terá problemas com o valor da fatura.

Prazo para pagamento

Depois de comprar com o seu cartão, você tem até 40 dias para pagar essa sua despesa, o que dá tempo suficiente para fazer um bom planejamento financeiro.

Oferece a possibilidade de parcelamento

Com um cartão de crédito, você consegue parcelar a sua compra de valor alto em algumas vezes, podendo chegar em até 24 parcelas, dependendo o tipo do cartão e do estabelecimento escolhido.

Anúncios

Vantagens do cartão de débito

Diferentemente do cartão de crédito, que oferece a possibilidade de comprar sem ter dinheiro, o de débito é diferente e também possui suas vantagens. Confira:

Não possui taxa de juros ou multas

Você não pode parcelar suas compras utilizando o cartão de débito, por isso, não precisará arcar com taxas de juros e possíveis multas em caso de atraso no pagamento.

Leia também:
Os 5 cartões de crédito mais fáceis de aprovar em 2020

Melhor controle dos seus gastos

Para poder usar o seu cartão, você precisará ter saldo disponível em sua conta bancária, e com isso, é muito mais simples ter controle financeiro. Além disso, você também evita contrair dívidas sem perceber.

Mais seguro do que o dinheiro em espécie

É muito mais seguro utilizar o cartão de débito que dinheiro em espécie, já que é preciso de uma senha de uso para poder comprar. Além disso, a senha também impede a clonagem do seu cartão.

Cartão de crédito e débito: quando usar cada um?

Tem dúvidas sobre quando usar cada tipo de cartão? Então confira essas dicas que separamos para você não cometer nenhum erro:

Compras do dia-a-dia

Compras em supermercados, farmácias, padarias e entre outros estabelecimentos cotidianos, devem ser feitas com o uso do cartão de débito, pois assim você evita gastar um dinheiro que não tem e compra apenas o necessário para o seu dia.

Produtos e serviços com valor elevado

Possivelmente você já quis comprar um produto ou contratar um serviço com um valor mais elevado, porém, não pode fazer isso por não ter dinheiro.

Nesses momentos, o cartão de crédito é ideal por oferecer possibilidades de parcelamento e um prazo maior de pagamento. Entretanto, evite pagar a sua fatura antes da data de vencimento, para não ter que arcar com taxas de juros e multas por atraso.

Para obter descontos em lojas

Muitas lojas oferecem descontos quando o cliente paga à vista, e caso você queira negociar abatimentos com o vendedor, opte pelo cartão de débito, já que dessa forma a loja recebe o valor instantaneamente.

Para obter recompensas

Você viaja bastante? Então vá de cartão de crédito em algumas de suas compras, pois alguns deles possuem programas de recompensas. Com esses programas, é possível acumular pontos e trocar por produtos em lojas parceiras, assim como passagens aéreas em companhias conveniadas.

Leia também:
Em parceria com Facebook, Visa lança pagamentos via WhatsApp

Para evitar endividamentos e compras por impulso

Pra quem não quer se endividar, o uso do cartão de crédito deve ser sempre evitado. Embora ele ofereça melhores condições de pagamento, se usado de forma errada, pode complicar a sua situação financeira.

Anúncios

Pablo Januario