Cielo divulga que lançamento do WhatsApp Pay ocorrerá ainda em 2021

Atualizado em 6 de fev de 2021
Anúncios

Se você tem um negócio, é possível e bem provável que, em algum momento, uma venda foi realizada através do WhatsApp, certo? E se a resposta foi positiva, temos uma notícia boa para você.

Segundo declaração de Paulo Caffarelli, presidente da Cielo,o WhatsApp Pay começará a funcionar ainda no primeiro semestre de 2021.

Muito aguardado desde novembro do ano passado, a ferramenta a ser incorporada no aplicativo de mensagens já recebeu uma série de propostas de outros bancos, além da Cielo. E isso acontece justamente porque é uma funcionalidade que facilitará e muito a realização de vendas no próprio aplicativo, que desde já é bem frequente.

Se você quer saber mais detalhes sobre como a função passará a funcionar no Brasil, continue com a sua leitura e confira os principais detalhes sobre o assunto.

Anúncios

Como as vendas se popularizaram através do WhatsApp

Durante a pandemia, a população brasileira descobriu novas maneiras de conseguir gerar renda e fazer vendas online, já que o momento não permitia o contato social.

Anúncios

Dessa forma, o WhatsApp se tornou o aplicativo mais baixado durante o período de quarentena no Brasil. Para você ter uma ideia, segundo pesquisa da empresa de consultoria Kantar feita em mais de 30 países, houve um crescimento de acesso no WhatsApp de 50% durante a pandemia.

Com isso, as vendas pelo aplicativo aumentaram de forma exponencial dentro das classes C, D e E, segundo a startup Behup, que faz pesquisas sobre comportamento online.

Pequenos negócios, como pizzarias, restaurantes, lojas de roupas e mercearias, foram os empreendimentos responsáveis pelo aumento de 22% na utilização do WhatsApp para fins comerciais no país.

WhatsApp Business, o antecessor 

Nubank, Banco do Brasil, Sicredi e Nubank são algumas das empresas cotadas para fazerem parceria com a nova ferramenta do WhatsApp, além da própria Cielo.

Com o nome de WhatsApp Business, um sistema de loja online já foi lançado em junho do ano passado justamente para fazer o atendimento às empresas.

Por meio da plataforma, foi possível fazer transferências sem cobrança de tarifas, com uma taxa de 9,99%.

No entanto, o Banco Central suspendeu a sua operação, pois havia a suspeita de que a privacidade dos usuários poderia estar em risco.

Além disso, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), considerou que o WhatsApp Business seria um “risco à concorrência”, o que também acabou influenciando a suspensão do funcionamento da plataforma.

Atualmente, o WhatsApp Business é um aplicativo à parte que possibilita a criação de catálogos com exibição de produtos vendidos por pequenas empresas. Com isso, o contato entre o cliente e o negócio é encurtado e as vendas são facilitadas.

A ferramenta também possibilita recursos simples e muito úteis, como, por exemplo, mensagens padronizadas de espera e envio de notificações importantes aos clientes. Dessa forma, faz o papel de automatização necessário para potencializar e otimizar pequenos negócios no meio digital.

O que é o WhatsApp Pagamentos?

O WhatsApp Pagamentos é uma modalidade para a realização de transferência de valores diretamente no aplicativo de mensagens. Com esse recurso, os usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas por meio do WhatsApp Business.

A ferramenta de transferência é realizada através do Facebook Pay, e dessa forma, será preciso que o usuário configure o seu cartão de crédito ou débito na plataforma para  usar o serviço de pagamentos no WhatsApp.

O recurso não cobrará taxa dos usuários, nem para a realização de transferência via cartão de débito e nem para pagamentos com o cartão de crédito e débito. Além disso, todos os pagamentos poderão ser consultados a qualquer momento pelo usuário.

WhatsApp Pagamentos é seguro?

Bom, como as informações sobre os pagamentos serão repassadas às instituições bancárias, as transações não poderão ser protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. 

Porém, o WhatsApp garante que todos os dados fornecidos na plataforma serão armazenados em uma rede de alta segurança, e todas as informações contidas no aplicativo são armazenadas com criptografia entre os servidores e o celular do usuário.

O Facebook também recomenda que informações restritas, como o código de confirmação do WhatsApp, o Pin do Facebook Pau e os demais códigos de verificação não sejam compartilhados. Para maior segurança, a autenticação em dois fatores também pode ser ativada, assim como o reconhecimento biométrico e fácil ao abrir o aplicativo.

O que é o Facebook Pay?

Basicamente, o Facebook Pay é um recurso para a realização de pagamentos do Facebook, que desde 2014, é o responsável pelo WhatsApp.

O serviço a ser lançado no Brasil, possibilitará a transferência e pagamentos no WhatsApp, além do uso para compra de jogos no Facebook.

Como as plataformas serão integradas, não será preciso criar uma conta no Facebook para usar o Facebook Pay no WhatsApp, bastando configurar o recurso no aplicativo.

Em negociação desde 2020

Em 2020, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, afirmou que o processo de análise para a viabilização do funcionamento da ferramenta do WhatsApp foi bem mais rápido em outros países.

No modelo P2P (person to person ou transferência de pessoa para pessoa) faltavam ainda alguns ajustes no processo, para que assim a função fosse autorizada e passasse a funcionar.

A ideia era que essas transações passassem por um processo de p2M (person to merchan ou transferência entre pessoas e empresas), entretanto, era necessário ajustes no P2P antes disso.

Como o Pix pode auxiliar o WhatsApp Pay a realizar pagamentos

Por todas as facilidades oferecidas, como o funcionamento a qualquer hora do dia (inclusive finais de semana e feriados) a tendência é que o PIX se torne uma das formas mais acessíveis para pagamentos online, inclusive sendo incorporado no WhatsApp Pay.

De toda a forma, a tendência é que os pagamentos a serem feitos via internet sejam cada vez mais práticos e rápidos, o que é benéfico para os clientes e também para os pequenos negócios. 

 

Anúncios

Pablo Januario