Como montar uma planilha de precificação?

Atualizado em 24 de set de 2020
Anúncios

Antes de abrir um negócio, é essencial que tenhamos em mente a necessidade de alguns recursos. Além do estoque, mão de obra e capital de investimento, também é preciso que dediquemos uma atenção a mais a tudo aquilo que compõem a gestão do empreendimento.

Sem os recursos de gestão, não há como prosperar, crescer e nem consolidar a sua empresa no mercado.

Sendo assim, se você planeja abrir um negócio, saiba que para concretizar esse sonho da melhor forma possível, é essencial pensar em como você fará a organização do empreendimento, e para isso, montar uma planilha de precificação é um dos primeiros passos que você deve dar nessa direção.

Além de ser uma das ferramentas mais importantes para que você alcance uma gestão financeira equilibrada e saudável do negócio, planilhas do tipo também permitirão que você tenha uma ampla noção do valor de mercado do seu produto e o seu percentual de lucro.

Na verdade, para montar uma planilha como essa, é importante considerar quatro diferentes fatores. São eles:

  • Valor de mercado do produto;
  • Valor praticado pela concorrência;
  • Custos de sua empresa;
  • Percentual de lucro (com valores justos e competitivos para o seu nicho de mercado).

Se você ainda está meio perdido com todas essas informações, não se preocupe. Ao longo deste texto, nós lhe ajudaremos a montar uma planilha de precificação completa para o seu negócio, com tudo o que você precisa para fazer uma gestão eficiente dele.

Por isso, continue com a sua leitura e venha saber mais detalhes sobre o tema.

Anúncios

Como montar uma planilha de precificação?

As dicas que você irá conferir mais abaixo são bem práticas e simples, porém, se colocadas em prática da maneira correta, sem sombra de dúvidas, irão ajudar o seu empreendimento a ser competitivo no mercado, ter uma boa margem de lucros e uma gestão financeira eficiente para o seu crescimento.

Leia também:
Nova fase do Pronampe vai beneficiar todas as regiões do Brasil

A partir desse ponto, aconselho que você pegue um papel e uma caneta e comece a anotar. Vamos lá!

Entenda bem quem é o seu público

Esse ponto aqui não é válido apenas no momento que você for montar a sua planilha de precificação, mas sim, em todo o momento que você estiver fazendo o planejamento de sua empresa.

Conhecer bem o seu público é saber o que ele quer do seu negócio, mesmo que ele mesmo ainda não saiba disso. Além disso, ter uma noção ampla do seu público alvo irá lhe ajudar a elaborar boas ações de marketing e vendas.

No caso da precificação, entender para quem o seu produto é direcionado é um aspecto base dessa ação. Com uma resposta clara, você consegue estabelecer preços justos e que estão de acordo com a renda dos seus clientes.

A partir disso, ficará muito mais simples descobrir se sua empresa precisa reduzir custos e despesas, ou mesmo aumentar o valor daquilo que está sendo vendido.

Saiba qual é a preferência do seu público

Independentemente do nicho de atuação de seu negócio, sempre vai ter um produto/serviço específico que é o mais procurado pelo público.

Para exemplificar melhor, imagine um restaurante, que em seu cardápio conta com um prato muito popular entre os seus clientes. Da mesma forma que isso acontece, também haverá um prato que não terá tanta saída assim, não estando na preferência de grande parte da clientela.

Nesse sentido, utilizando uma planilha de precificação, você conseguirá ter um amplo controle das saídas dos pedidos, entendendo quais saem mais e quais saem menos.

Ainda no exemplo do restaurante, com esse controle todo, a gerência também terá a consciência na hora de solicitar a compra dos ingredientes ao fornecedor, evitando comprar itens que não serão úteis e nem terão boa saída.

Leia também:
Como aumentar o limite do Nubank?

Planeje bem a sua planilha de precificação

Não é preciso ser um amplo conhecedor do desenvolvimento de planilhas para montar a sua própria planilha de precificação. Com ferramentas simples e conhecidas, como o Excel, você já pode estar dando início à sua.

Nesse conhecido programa de criação e gerenciamento de planilhas — que faz parte do pacote do Office da Microsoft — você consegue automatizar a gestão da sua empresa, conferindo qual a margem de lucro que você possui em cada um dos produtos, a saída que eles tem e dentre outras informações relevantes.

Use a sua criatividade e habilidade como gestor e, ao montar a planilha, tente separar cada produto ou serviço que sua empresa presta em categorias específicas e que ajudem na definição de preço, como, por exemplo: o mais vendido, o que leva mais tempo para ficar pronto, o mais custoso e por aí vai.

Lembrando também, que para evitar que você tenha prejuízos a longo prazo, saber exatamente qual é o preço de custo de cada produto/serviço é ideal para que você possa definir um valor adequado, justo, competitivo e que realmente atraia o comprador em potencial.

A planilha de precificação deve ser o mais completa possível, agregando esses e dentre outros dados que auxiliarão na gestão e administração do seu empreendimento, garantindo um fluxo de caixa otimizado e uma boa lucratividade para o seu negócio.

Organização é tudo

Se você está prestes a começar um negócio, ou mesmo já possui algum tipo de empreendimento e está disposto a torná-lo mais rentável, saiba que ter organização é essencial para o crescimento e prosperidade da empresa.

Organização é saber exatamente o que está entrando e o que está saindo, é conhecer bem o seu cliente e o que ele busca, é entender o processo de desenvolvimento do seu produto e quanto isso custa para acontecer.

Leia também:
7 em cada 10 brasileiros perderam renda no 1° semestre

Use e abuse das planilhas e não se limite ao lugar-comum. Coloque no papel todas as informações que poderão ser utilizadas para o planejamento futuro do seu negócio.

Com isso, sem dúvidas você terá uma facilidade muito maior no momento de definir quais serão os passos futuros que a sua empresa dará, tendo ampla consciência daquilo que é preciso para que de fato, ela possa prosperar e alcançar voos maiores.

Anúncios

Pablo Januario