Conta bancária para crianças é a aposta de dois bancos digitais

Atualizado em 20 de maio de 2021

Foi-se o tempo em que ter uma conta bancária era coisa exclusiva dos adultos. Com o advento das contas digitais, cada vez mais as fintechs estão ampliando a sua atuação neste mercado, oferecendo inclusive, produtos financeiros para o público infantil.

Anúncios

 

No mercado, já existem algumas opções de contas digitais para menores de idade, e agora, dois grandes bancos do segmento também passarão a oferecer esse serviço: o Banco Inter e o Banco Original.

 

Para os pais que querem ensinar educação financeira para os filhos, essa é uma excelente oportunidade de colocar os pequeninos em contato com questões de investimentos, consumo consciente e, claro, sobre guardar dinheiro.

Anúncios

 

A chance dos bancos de terem bons resultados com essa novidade é grande, afinal, é normal que as crianças se sintam animadas com o fato de poderem ter a sua própria conta bancária, o que elas veem como “coisa de adulto” na maioria das vezes.

 

Se você quer conhecer mais sobre essas iniciativas e como elas podem ajudar na educação financeira dos seus filhos, siga com a sua leitura. Abaixo, reunimos as principais informações sobre ambas as contas e o que elas oferecem.

Conta bancária infantil no Banco Original

 

Os responsáveis que tiverem interesse em oferecer uma conta digital para os filhos com o Banco Original, precisarão entrar em contato com a fintech e solicitar a abertura da mesma.

 

Porém, é válido mencionar que existe uma grande facilidade para aqueles pais que já possuem uma conta no Banco Original com cartão de crédito habilitado. É possível pedir ao banco a emissão de um adicional em nome do menor de idade.

 

É importante se atentar que o banco permite apenas crianças de 10 anos em diante e, para maior segurança, é esperado que o banco assegure um limite um tanto menor do que o plástico disponível para os adultos.

 

Para o pedido de abertura de conta ou de emissão de cartão adicional, é necessário acessar o site do Banco Original, e após isso, clicar no botão “Abrir uma nova conta” ou então acessar o Internet Banking da instituição.

 

Vale dizer que a opção de cartão de crédito adicional só é liberada para os usuários que tem os cartões dos tipos Gold, Black, Internacional e Platinum.

 

A criança dependente poderá utilizar o limite de crédito do cartão dos pais, e não há a cobrança de anuidade. O responsável poderá acompanhar, em tempo real, todos os gastos efetuados no cartão adicional  e também controlar o limite. É possível solicitar até 5 cartões adicionais. 

Conta bancária infantil no Banco Inter

 

Para abrir a conta digital infantil do Banco Inter é bem simples e não exige grande esforço do usuário.

Anúncios

 

Primeiramente, acesse o site do banco clicando aqui, e após isso, clique no botão “Abra a sua conta”. Caso prefira, você pode baixar o app do banco na loja de aplicativos do seu celular.

 

Bom, há algumas características que fazem parte da conta destinada ao público infantil, e nem todas elas são tão benéficas assim.

 

Para começar, vale mencionar que os responsáveis do menor não conseguem limitar os gastos de forma automática. Sendo assim, aqueles que decidirem oferecer um cartão para as crianças, deverão fiscalizar de perto e a todo o tempo as transações que elas estão fazendo.

 

Um fato positivo é que, além das crianças aprenderem a lidar com serviços bancários básicos, elas também têm a oportunidade de compreender mais sobre os investimentos de renda fixa. 

 

Com a orientação devida do Banco Inter e dos responsáveis, é possível que as crianças criem um bom fundo para o futuro.

Por que orientar desde cedo?

 

Hábitos financeiros começam a se formar desde bem cedo em um indivíduo. Crianças são como esponjas, e por isso, tendem a absorver informações em grande quantidade, e muitos comportamentos adotados quando crianças duram até a idade adulta.

 

Sendo assim, ensinar lições financeiras aos pequenos evita que hábitos negativos venham a se enraizar em suas personalidades, contribuindo para a formação de adultos mais responsáveis.

 

Não há dúvidas da importância do ensino em escolas de princípios de educação financeira, desde os primeiros anos de alfabetização. Sabemos que é no início da vida escolar que ocorre a construção do conhecimento e aprendizado, e por isso, é o momento ideal para introduzir os pequenos aos hábitos financeiros.

 

É um desafio mostrar a necessidade de poupar dinheiro e pensar a longo prazo, para assim, conquistar objetivos maiores, além de conceitos básicos, como nunca gastar mais do que se ganha.

 

Além disso, é fundamental que os pais também realizem esse movimento e deem o exemplo para os filhos. Ter uma boa consciência financeira e dar a oportunidade dos filhos poderem assumir a responsabilidade por seus gastos cotidianos, também são bons métodos para a educação deles.

Como uma conta corrente pode ajudar?

 

Há muitas pessoas que acreditam que dar uma conta corrente a uma criança é um exagero, mas as coisas não são bem assim.

 

O mundo evolui e o jeito que lidamos com o dinheiro também, e por isso, uma conta pode ser uma ferramenta bem-vinda, desde que bem administrada, podendo exercer um papel importante na formação da compreensão financeira dos jovens.

 

Hoje em dia, fazemos pelo celular: transações, pagamentos, investimentos… Se realizamos tudo isso de forma digital, podemos também oferecer essa experiência aos mais novos, afinal, logo mais eles também estarão inseridos nesses hábitos de forma plena, e poderão ter conhecimento e maturidade para se relacionar bem com o dinheiro.

 

Uma conta corrente para um menor de idade também abre todo um leque de novas possibilidades, como, por exemplo, os investimentos.

 

Em suma, dar uma conta digital para o seu filho é algo bem positivo. Assim, você estará oferecendo a ele uma dose de autonomia e responsabilidade, já o introduzindo a práticas financeiras que serão muito úteis para ele no futuro.

 

Faça uma pesquisa e analise as opções oferecidas no mercado. Coloque tudo na ponta do lápis e escolha a melhor para você e seu filho!

 

Pablo Januario