Dicas indispensáveis para solicitar empréstimo em 2021

Atualizado em 24 de dez de 2020
Anúncios

Não há dúvidas que o ano de 2020 ficará eternamente marcado por todas as mudanças que ele trouxe na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Sim, foram meses desafiadores e imprevisíveis, mas ainda é possível manter a esperança para o próximo ano.

Se você chegou até este texto, é bem provável que as suas metas envolvam quitar as dívidas, ter um imóvel, comprar um carro ou mesmo sair da casa dos pais.

E entre todos esses objetivos, há uma coisa em comum: crédito na praça.

Muitas pessoas, na hora de solicitar um empréstimo, se sentem um tanto perdidas quanto às taxas e condições que acompanham esse tipo de crédito.

E para que 2021 seja um ano de muitas conquistas para você, nós separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar na hora de pedir um empréstimo. Siga com a sua leitura e confira!

Anúncios

Anúncios

Organize suas finanças

Antes de tudo, você precisa organizar a sua vida financeira. Um empréstimo deve ser usado para ajudar as suas finanças, e não para piorá-las ainda mais.

E é por isso que, no momento da solicitação do empréstimo e ao quitá-lo, é preciso que o indivíduo coloque as suas finanças nos eixos.

Manter um bom planejamento financeiro é essencial, por isso, faça um levantamento detalhado de todas as dívidas que você possui, com a quantia total de que você deve para liquidar tudo.

Além disso, não esqueça de anotar cada informação de entrada e saída de dinheiro em sua casa.

Nesse momento, faça um registro de todos os gastos que você tem – desde os mais importantes (como aluguel, luz e água) – até mesmo os mais supérfluos (como entretenimento, lanches e bebidas).

Saiba que é de suma importância manter o controle de todas essas despesas, e só assim, você terá uma visão total da sua situação financeira. Além disso, você também poderá cortar os gastos que julgar desnecessários.

Para o planejamento financeiro, levando em consideração o empréstimo, você deve deixar uma porcentagem específica de sua renda destinada para a quitação das parcelas dessa dívida.

Não respeitar as normas do acordo com o banco pode lhe trazer dores de cabeça e você não quer isso.

Mantenha o seu nome limpo

Se você planeja solicitar um empréstimo no meio ou só no final do ano que vem, saiba que você deverá ter o nome limpo para conseguir ser aprovado.

As consequências de ter o nome negativado vão muito além de ter dificuldades na hora de solicitar o empréstimo que você tanto sonha. Para você ter uma ideia, quem tem o nome sujo na praça não pode prestar concursos, se matricular em instituições de ensino privadas e até mesmo pode perder grandes oportunidades de emprego.

Saiba exatamente de quanto você precisa 

Independentemente da razão que te leve a solicitar o seu empréstimo, é imprescindível saber qual é o valor exato que você vai precisar.

Na hora de pedir crédito, é normal que algumas pessoas fiquem inclinadas à ideia de solicitar um montante maior do que a sua necessidade do momento, achando (por algum motivo) que assim melhorariam a sua situação financeira.

Na verdade, o que ocorre é o oposto. 

Para pedir um empréstimo de maneira efetiva, é necessário ter controle sobre as dívidas que estão em aberto e sobre a realidade da sua vida financeira em geral.

Empréstimos muito altos acabam exigindo uma quantia maior a cada parcela, ou então um tempo maior para a quitação completa da dívida.

Se você não se planejar bem, pode acabar arruinando a sua vida financeira. Sendo assim, uma dica extremamente válida é não dar um passo maior do que as suas penas, sabendo exatamente o valor necessário para o seu empréstimo.

Nunca se esqueça que um empréstimo nada mais é que uma dívida, e ela deverá ser paga.

Pesquise pelas taxas de juros

Cada banco ou instituição financeira possui um tipo diferente de taxa de juros aplicada aos seus empréstimos. Por isso, é de suma importância que você pesquise, compare e analise todas as opções oferecidas no mercado.

É sempre bom lembrar que, com a tecnologia da atualidade, você não precisa fazer essa pesquisa visitando a agência de cada banco ou financeira.

A esmagadora maioria dessas entidades disponibilizam suas taxas online, e assim, permitem que os interessados façam uma simulação de quanto precisam e saibam qual será o valor total a ser pago por aquele empréstimo.

Dessa forma, você compara e pode escolher a opção com as melhores condições e com a melhor taxa de juros. 

Pense além do seu banco

Para quem deseja pedir por crédito pessoal, é interessante visitar o banco onde já se tem uma conta-corrente. Em algumas situações, conversar com o gerente pode ser bem produtivo e lhe trazer acordos vantajosos. 

Porém, você não precisa se limitar a isso. É possível contatar outros agentes financeiros antes de fechar um contrato. Por mais que a primeira proposta pareça tentadora, não seja impulsivo e feche o negócio logo de cara.

Houve um aumento bem expressivo no número de empresas que oferecem empréstimos, e em muitos casos, elas poderão depositar os valores diretamente em sua conta-corrente e apresentar formas de pagamento bem mais interessantes que o seu banco está oferecendo.

Saiba a procedência da instituição 

É preciso sempre ter muita atenção e cuidado ao solicitar um empréstimo.

Faça um detalhamento completo sobre a instituição com quem você está negociando, para evitar ser vítima de fraudes e golpes, que acabam sendo relativamente comuns nesse mercado.

Antes de fechar qualquer contrato, procure por pessoas que já solicitaram empréstimos ou já utilizaram dos serviços da empresa, e analise bem o que os clientes dizem sobre ela.

Sites como o Reclame Aqui podem ser ótimas ferramentas para consultar a reputação da empresa no mercado. Com isso, você não só evita fraudes, como também deixa de fazer negócio com uma instituição que pode não oferecer serviços tão bons assim.

Em síntese, organização, pesquisa e cautela é o que você deve ter em 2021 ao solicitar um empréstimo.

Siga essas dicas e garanta um ano cheio de conquistas!

Anúncios
Leia também:
Como Fazer um Empréstimo Pessoal Bradesco

Pablo Januario