Dicas para solicitar o seu primeiro cartão de crédito

Atualizado em 25 de ago de 2021

Você quer conquistar mais independência financeira em sua vida?

Anúncios

 

Hoje em dia, o Brasil possui uma variedade ampla de opções de cartão de crédito, e elas podem facilitar a sua vida financeira. Porém, muitas pessoas ainda não sabem bem como ter acesso a este produto financeiro e como utilizá-lo da melhor forma.

 

E é justamente para ajudar estas pessoas que nós preparamos este texto. Abaixo, você confere algumas dicas importantes para pedir o seu primeiro cartão.

Anúncios

O que você precisa saber antes de pedir o seu cartão de crédito

 

Fazer suas compras e poder pagar só no final do mês, com a oportunidade de parcelar os valores são as vantagens mais atraentes que o cartão de crédito pode oferecer.

 

Com uma ampla variedade de opções para o consumidor escolher, pode ser uma tarefa complexa pedir o primeiro cartão de crédito. Mas não se assuste, nós vamos te oferecer as principais informações agora.

Requisitos básicos para ter um cartão de crédito

 

No Brasil, é necessário ter 18 anos ou mais para pedir o seu próprio cartão de crédito. Além disso, é exigido também que você não tenha o seu nome sujo em órgãos de proteção ao crédito.

 

Na hora da solicitação, é mais que fundamental preencher todos os dados corretamente, pois as instituições financeiras averiguam cada uma das informações para checar a veracidade dos dados.

Cartões universitários

 

Se por acaso você está cursando o ensino superior, saiba que muitas instituições financeiras disponibilizam um cartão especialmente para estudantes. Geralmente, essas opções costumam ser bem interessantes e não exigem comprovação de renda.

 

Porém, vale ficar atento às possíveis cobranças de taxas ou então as anuidades que estão embutidas nessas opções.

Como funciona o limite de crédito?

 

Quando o assunto é limite de crédito, é sempre válido ressaltar que ele não é nada além que uma quantia emprestada ao cliente.

 

Ou seja, o “dono do cartão de crédito” não tem, realmente, esse valor, mas ele pode usá-lo agora e pagar os gastos no próximo mês.

 

O valor do limite é definido no momento da aprovação do cartão de crédito, sendo que a renda é analisada e utilizada como parâmetro para a definição do limite.

 

Mas com o passar do tempo, é possível que o limite venha a aumentar.

Anuidade e tarifas

 

Ao optar por um cartão de crédito, tenha muita atenção nas condições que estão vinculadas a ele.

 

Há modelos que cobram anuidade e taxas de manutenção, outros que são totalmente gratuitos, que são normalmente as opções preferidas de quem quer fazer o seu primeiro cartão de crédito, afinal, não há custo efetivo de mantê-lo.

Anúncios

Pedir cartão de crédito pela internet?

 

Bom, solicitar cartões de crédito pela internet acabou se tornando algo bem comum em nossos tempos. Além de ser uma forma simples, o processo costuma ser bem rápido, já que as informações são todas preenchidas online, evitando que o consumidor necessite ir até uma agência física.

 

Sendo assim, possivelmente o modelo de cartão que te interessar poderá ser solicitado via internet. Tome os cuidados necessários para evitar fraudes, mas se tratando de empresas sérias e consolidadas no mercado, fique tranquilo quanto à segurança das suas informações.

Cartão virtual

 

O cartão de crédito virtual é uma opção bem prática para quem costuma fazer muitas compras pela internet, e atualmente, grande parte das instituições financeiras oferecem essa opção para os seus clientes.

 

Assim como o cartão de crédito em versão física, o modelo virtual também possui um número que é utilizado no cadastro das lojas virtuais, sites e aplicativos em geral. E como os números do cartão físico e do virtual são relativamente diferentes, o cliente terá bem menos dor de cabeça em caso de problemas na transação.

Confira 3 dicas para pedir o seu primeiro cartão de crédito

 

Primeiramente, por se tratar de um tipo de empréstimo sem garantia, as instituições financeiras fazem toda uma análise das suas finanças antes de liberar o limite de crédito para uso.

 

Porém, há algumas dicas que você pode seguir e que irão te ajudar na hora de pedir o seu primeiro cartão de crédito, independente de qual instituição você escolha.

Contate a instituição na qual você tem conta

 

Se você está em busca do seu primeiro cartão de crédito, a melhor forma é buscar pela instituição financeira na qual você já possui uma conta bancária.

 

Normalmente, eles já possuem todo o seu registro financeiro, e podem oferecer um limite mais compatível com o seu perfil.

 

Mas sempre tenha atenção: muitos bancos cobram taxas muito altas para uso de qualquer serviço. Dessa forma, antes de pedir o seu cartão, verifique se a instituição cobra algum tipo de taxa de manutenção por seu produto.

Mantenha os seus dados cadastrais sempre atualizados

 

No caso de alteração de emprego ou então no aumento de salário, é de suma importância que você atualize os seus dados juntamente da instituição. Com isso, a empresa poderá fazer uma avaliação bem mais justa para o limite do seu primeiro cartão de crédito.

 

Além disso, tenha o seu Cadastro Positivo sempre atualizado. Tudo isso é válido, pois o banco de dados do Serasa funciona como uma espécie de currículo financeiro, sendo uma das fontes de maior consulta das instituições financeiras no momento de liberar um cartão de crédito ou aumentar limite.

Cuide de sua saúde financeira

 

Por fim, a última dica vai te ajudar bastante a conquistar o seu primeiro cartão de crédito.

 

Não tenha dívidas.

 

Quanto menos você tiver, maior será o seu score, e dessa forma, você se mostrará mais confiável para o mercado lhe oferecer um bom limite de crédito.

 

O score de crédito é uma espécie de pontuação, que vai de 0 a 1000 e indica o quão bom pagador você é. Dessa forma, as instituições financeiras consultam esses números para delimitar qual será o seu limite ou mesmo se irão liberar um cartão de crédito para você.

 

Dessa forma, quanto maior for o seu score, mais serão as suas chances de conquistar o cartão de crédito e de ter um limite competitivo.

 

Pablo Januario