Empréstimo Consignado

Artigo atualizado em 30 de janeiro de 2015

Seja por endividamento ou para realizar um sonho, obter dinheiro por empréstimo consignado tem sido uma busca de muitos brasileiros que precisam de crédito. O empréstimo consignado também é conhecido como crédito consignado e é oferecido por muitos Bancos e financeiras.




Esse tipo de empréstimo funciona por pagamento indireto em quem o cliente tem o valor retirado de forma automática de sua folha de pagamento. O tempo máximo para o financiamento é de 72 meses.

A Caixa Econômica Federal é um dos Bancos que oferece esse serviço, com foco em aposentados e pensionistas. No site da Caixa é possível inclusive fazer uma simulação de financiamento e o passo a passo de como adquirir um empréstimo consignado. Veja aqui.


Taxas do crédito consignado

Cada contrato tem detalhes específicos sobre o empréstimo, por isso não há uma tabela única sobre a cobrança de taxas de juros. Porém, no site do Ministério da Previdência Social é possível achar uma tabela com os juros praticados pelas principais instituições financeiras. Em geral, a taxa de juros para empréstimo não é maior do que 2,14% ao mês. Em relação ao pagamento, além das taxas também é feita a cobrança sobre as Operações Financeiras (IOF).

Esse tipo de serviço é bastante seguro para quem está emprestando valores, isso porque o débito é feito automaticamente a cada mês na conta e do salário do devedor, o que dá garantia ao Banco de que o valor emprestado voltará aos cofres da instituição. Já para quem recebe o dinheiro, é uma forma rápida e prática de obter crédito, mas é preciso ficar atento a todas as cláusulas do contrato e achar uma instituição de confiança para fazer o financiamento.

O empréstimo consignado é uma das linhas mais baratas do Brasil. A maioria dos Bancos tem esse serviço e, dentre os grandes, a Caixa Econômica Federal é a que normalmente tem juros mais atraentes. Como exemplo prático, basta comparar os juros praticados pela Caixa para outro tipo de linha de crédito para pessoa física, que fica em torno de 50,73% e no empréstimo consignado, onde é de 26,13%.

É verdade que a taxa de juros varia a depender do perfil do cliente, por isso há linhas especiais para funcionários de empresas privadas, aposentados, servidores públicos e pensionistas do INSS.



A pesquisa é a melhor aliada de quem quer obter um empréstimo consignado. É aconselhável que se leia bastante sobre esse tipo de linha de crédito e que o interessado conheça o Banco em que financiará.


Deixe um comentário