Empréstimo consignado vale a pena? Confira as vantagens e desvantagens

Atualizado em 13 de jul de 2021

Saiba como funciona e os benefícios de contratar esse tipo de crédito

Anúncios

 

Não tem jeito, emergências e necessidades aparecem e nesses momentos ter um dinheiro extra e de forma rápida se torna indispensável.

 

Mas o que fazer nessas situações? Geralmente, a alternativa que muitas pessoas buscam são os empréstimos, e sim, eles podem ser uma forma interessante de ter acesso a um dinheiro extra rapidamente.

Anúncios

 

Porém, existem diferentes tipos de empréstimos e nem todos eles podem ser vantajosos para você. Por isso, antes de sair contratando qualquer tipo de crédito por aí, é importante analisar bem todas as opções e se certificar que é o melhor negócio para o seu orçamento.

 

Dentre os tipos de empréstimo que mais geram dúvidas, está o crédito consignado. Você sabe o que é?

 

Basicamente, é um tipo de crédito mais acessível e isso ocorre porque o banco que oferece o valor tem plena confiança de que vai receber o pagamento, já que as parcelas são debitadas diretamente da conta do solicitante.

 

Mas o empréstimo consignado não é destinado a todos, sendo oferecido a aposentados, funcionários públicos, pensionistas e também a servidores da iniciativa privada que é conveniada com a instituição financeira que concede o empréstimo.

 

Mas será que o empréstimo consignado vale a pena? Se você também tem essa dúvida, nós separamos algumas informações relevantes abaixo, com todas as vantagens e desvantagens dessa linha de crédito.

Como funciona o empréstimo consignado?

 

Bom, a princípio, o empréstimo é descontado diretamente da folha salarial do cliente ou então do valor da sua aposentadoria ou benefício. Ou seja, certa quantia da renda é comprometida ao credor mensalmente

 

A instituição fica assegurada quanto à realização do pagamento das parcelas e é por isso que você deve pensar muito bem antes de pegar um empréstimo desse tipo, afinal, essa decisão pode apertar o seu orçamento e aumentar as chances de você se endividar. 

 

Você sabia que, de acordo com o Banco Central, cerca de 20% da renda dos brasileiros é destinada apenas para a quitação de dívidas? Isso mesmo, percentual esse que continua crescendo ao longo dos anos, principalmente motivado pela falta de organização e educação financeira da nossa população.

Empréstimo consignado: quem pode solicitar?

 

Essa linha de crédito pode ser tanto uma benção, como também uma péssima escolha para a sua renda, mas tudo isso depende da sua condição financeira e organização. Ou seja, útil em vários casos.

 

E como já mencionado ao longo do texto, não é um empréstimo destinado a todas as pessoas. Veja quem pode solicitar o empréstimo consignado:

 

  • Quem tem carteira assinada em empresas conveniadas com instituições financeiras;
  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Servidores públicos.

As vantagens do empréstimo consignado

 

Imagine que você tem uma dívida alta com cartão de crédito ou cheque especial, o que é o caso de muitas famílias brasileiras. Esse modelo de crédito, apesar de comum, possui juros muito abusivos, bem superiores aos dos empréstimos pessoais e, principalmente, da modalidade consignada.

Anúncios

 

Nesse caso, usar o crédito consignado para sanar uma dívida com juros altos é uma excelente ideia. Além disso, com esse tipo de empréstimo você também pode investir num negócio próprio ou até mesmo fazer uma pequena reforma em sua casa.

 

Veja as outras vantagens: 

Os juros são menores

 

Como já mencionado, as taxas dessa linha de crédito são muito inferiores às de outras modalidades do mercado, justamente pelo fato do banco não correr riscos ao conceder os valores.

Maior facilidade na contratação

 

A burocracia com empréstimo do tipo consignado é bem baixa. Com isso, o dinheiro é liberado de forma bem rápida, geralmente em até 24 horas após a aprovação.

 

Essa facilidade na solicitação e rapidez no recebimento também advém do fato do banco possuir uma segurança ampla de que vai receber os valores.

O prazo de pagamento é mais longo

 

O tempo para quitar uma dívida de empréstimo consignado também é bem amplo. Normalmente, os bancos e instituições financeiras oferecem o prazo de até 10 anos para pagamento.

As desvantagens do empréstimo consignado

 

Se você quer um dinheiro extra para fazer compras no mercado ou adquirir coisas muito básicas, o empréstimo consignado não é o mais indicado. Reveja os seus gastos e tente se organizar financeiramente para isso.

 

Há também as pessoas que solicitam esse tipo de crédito para fazer investimentos, o que também não é uma boa ideia. Os juros do empréstimo serão maiores que os rendimentos que você terá na aplicação, ou seja, não compensará para o seu bolso

 

Por fim, jamais contrate um empréstimo consignado para terceiros. Pode ser normal que amigos e familiares peçam esse tipo de ajuda, e nesses casos, deve-se analisar muito bem se você vai contratar o crédito ou não, pois em caso de falta de pagamento, será a sua renda mensal que estará comprometida.

 

Confira agora algumas das desvantagens de se contratar um empréstimo consignado:

Você pode perder o emprego

 

Nunca se sabe o que irá acontecer no dia de amanhã. Mesmo que você tenha a sua carteira assinada, sempre há o risco de ficar desempregado algum dia. Ao acontecer isso, um empréstimo consignado teria que ser quitado de uma única vez.

 

Nesta situação, o melhor seria considerar outro tipo de empréstimo, ainda que este seja mais caro.

 

Aliás, nos contratos de crédito consignado há a cláusula que afirma o desconto de até 30% da quantia recebida na anulação.

 

Ou seja, leia muito bem o seu contrato antes de assiná-lo.

Dívidas prolongadas

 

Emergências e situações inesperadas surgem na vida o tempo todo. Por isso, tenha a certeza que você poderá lidar com possíveis imprevistos tendo o valor do empréstimo sendo descontado todo o mês.

Não é possível suspender ou atrasar os pagamentos

 

O valor das parcelas do seu empréstimo é descontado todo mês e de forma automática. Ou seja, não existe a possibilidade de adiar ou suspender o pagamento.

Outra coisa que deve ser mencionada, é que é possível encontrar dificuldades se você quer renegociar o seu empréstimo.

 

Portanto, estude e analise bem antes de se comprometer com uma dívida tão longa como essa.

 

Pablo Januario