Empréstimo pessoal online: 5 motivos para pedir o seu

Atualizado em 9 de abr de 2021

Todo mundo passa por momentos onde o inesperado acontece. Imprevistos podem ocorrer com todo mundo, e nos casos onde estamos despreparados e muitas vezes sem dinheiro disponível, um empréstimo pessoal pode ser a saída mais viável e acessível.

Anúncios

Situações emergenciais requerem medidas emergenciais. Entretanto, é sempre necessário ter muita atenção na hora de contratar um empréstimo pessoal, para assim não comprometer o seu orçamento e não acabar com uma grande dívida.

Para te ajudar nessa, nós separamos as 5 principais situações onde o empréstimo pessoal pode ser uma ótima alternativa!

Anúncios

Siga lendo e venha conferir!

Empréstimo pessoal: o que é?

 

Antes de tudo, vale salientar o que é exatamente um empréstimo pessoal. Basicamente, é uma modalidade de crédito onde os bancos e financeiras emprestam dinheiro para pessoas físicas para os mais variados fins, pois não é necessário justificar como você usará o dinheiro.

Cada instituição de crédito possui os seus procedimentos para a contratação do empréstimo, porém, em todas elas é possível fazer uma simulação do crédito e saber exatamente quais serão as parcelas fixas mensais que você terá que pagar.

Uma das principais diferenças do empréstimo pessoal para outras modalidades, é justamente o fato de você não precisar justificar a tomada de crédito e nem oferece nenhum tipo de garantia, como imóvel ou carro, por exemplo.

Para aprovar o empréstimo, as empresas consideram o histórico de pagamento do cliente, assim como a situação do nome do mesmo e etc.

5 motivos para pedir empréstimo pessoal

Já que ele não exige que o dinheiro seja utilizado especificamente para um fim, o empréstimo pessoal pode ser usado como uma grande alternativa em casos de emergência.

Abaixo, você confere as 5 principais situações onde contratar um empréstimo pessoal pode ser uma ótima ideia.

1- Gastos inesperados

Assim como mencionamos no início do texto, gastos inesperados podem vir a acontecer. Uma doença na família, um carro que quebrou ou mesmo o seu pet que ficou doente.

Esse tipo de imprevisto ocorre na vida de qualquer um, e nesses casos, o empréstimo pessoal é sim uma ótima forma de contornar esses problemas.

Além de ser rápido de solicitar, caso aprovado, o dinheiro cai em sua conta em pouquíssimo tempo.

2- Pagar dívidas

Outro motivo para pedir o seu empréstimo pessoal é para pagar débitos que estão com juros relativamente altos, como é normal em cartões de crédito ou cheque especial.

Se você precisa quitar dívidas dessas modalidades, o empréstimo pessoal é uma boa alternativa, já que geralmente eles possuem juros mais baixos e você pode se organizar para pagar as parcelas da melhor maneira para o seu orçamento.

Anúncios

3- Reforma de casa

Um dos motivos mais recorrentes para que as pessoas cheguem a solicitar um empréstimo pessoal, é justamente para fazer uma reforma emergencial em sua casa.

Em determinadas situações, somos forçados a fazer uma mudança de última hora no lar, seja por uma exigência do poder público, chuva que causou danos ou mesmo algum problema grave na tubulação, ou rede elétrica.

O crédito pessoal pode ser uma boa solução nesses momentos.

4- Investimento em educação

Ter a chance de fazer uma faculdade, uma pós-graduação ou mesmo o curso que vai te ajudar a impulsionar a sua carreira pode ser aquilo que você deseja para a sua vida.

Porém, este é um passo que deve ser devidamente planejado. Ou seja, o investimento em educação não é emergencial e é exatamente por isso que existem opções específicas para estes casos.

Entretanto, vale mencionar aqui que, em determinadas situações (como a oportunidade inesperada de cursar determinada faculdade no exterior, por exemplo), o empréstimo pessoal pode ser a alternativa mais prática e rápida.

5- Viagem

Imagine que uma oportunidade incrível de viajar com os amigos apareceu repentinamente. Mas, o fato é que você não tem de imediato o valor para arcar com os custos.

O empréstimo pode ser a saída.

Com juros mais baixos que o cartão de crédito, a modalidade de empréstimo pessoal permite que você se planeje para pagar as parcelas até mesmo antes de ir viajar.

Tenha atenção antes de solicitar o empréstimo

O primeiro passo que você precisa dar antes de fazer o seu empréstimo pessoal, é ter certeza que irá conseguir arcar com todas as parcelas do crédito.

Pode ser necessário cortar alguns gastos superficiais do seu orçamento, assim como reduzir despesas do seu dia-a-dia para economizar uma parte do seu dinheiro.

Além disso, após fazer toda a análise das suas despesas mensais e ajustar os seus gastos – garantindo que você conseguirá pagar o seu empréstimo – será preciso definir um valor de parcela que não comprometa o seu orçamento.

Segundo especialistas em finanças pessoais, o ideal é que a parcela do empréstimo não ultrapasse mais que 15% da sua renda líquida mensal, caso não haja outras dívidas, lógico. Se tiver, o valor somado de todas elas não pode ultrapassar essa porcentagem.

Não é incomum que as pessoas queiram quitar mais rápido os empréstimos, e com isso, acabam comprometendo o seu orçamento e fazendo parcelas muito acima daquilo que podem pagar mensalmente.

A dica que fica é que, é muito melhor levar mais tempo para pagar e escolher uma parcela que cabe no seu bolso, que acabar se comprometendo e acumular dívidas.

Buscar uma instituição financeira confiável

Um cuidado muito importante na hora de solicitar o seu empréstimo, é justamente garantir que a instituição financeira que você vai contratar, é realmente confiável e idônea.

Fuja de empresas que, porventura, exijam pagamento adiantado ou não são muito populares no mercado.

Sempre dê preferência para as instituições que tenham um bom tempo de mercado e de forma alguma faça depósitos antecipados na conta de terceiros.

Enfim, pedir um empréstimo pessoal pode ser uma excelente alternativa de ter acesso ao dinheiro de forma rápida e fácil, ideal para momentos emergenciais.

Antes de contratar o seu, faça uma análise das suas despesas, considere o valor das parcelas e busque uma instituição confiável e com boas condições de pagamento.

 

Pablo Januario