Empréstimos com taxas mais baratas para deficientes físicos – Aprenda a fazer!

Atualizado em 7 de fev de 2020

Você sabia que alguns bancos oferecem taxas mais baratas em empréstimos para pessoas que sofrem com deficiências físicas?

Esse tipo de ato visa permitir que deficientes possam ter mais acessibilidade, e por isso as instituições financeiras possuem linhas de crédito exclusivas para essa categoria. Ou seja, o financiamento é destinado para que as pessoas com deficiência física possam comprar bens e serviços, contribuindo para a sua inclusão social e promoção de seu bem-estar.

Taxas mais baratas em financiamentos para deficientes físicos

Em entrevista ao R7, o professor de finanças da FGV (Fundação Getúlio Vargas), disse que esse tipo de crédito é mais barato. Segundo ele, “são linhas de crédito preferenciais, ou seja, mais baratas em comparação com aquelas abertas pelo público em geral.”

Além disso, ele também cita alguns cuidados necessários que as pessoas com deficiência física devem tomar ao buscar por esse tipo de financiamento. “Os cuidados a serem tomados por quem busca por esse tipo de crédito deve ser os mesmos que qualquer outra pessoa tem. Deve apenas realizar a operação se há necessidade, comparar alternativas, colocar prestações no orçamento, ter uma poupança e buscar economizar nas despesas para sair logo do endividamento.”

Complementando a fala dele, o coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV, Ricardo Teixeira, ressalta que é preciso atenção se o crédito ficar muito mais caro com o tempo. “É preciso analisar se há reciprocidade exigida que possa tornar esse crédito mais caro no futuro, ou então se existe algum limitador que exija uma maior reflexão para que não haja arrependimentos. É necessário ficar atento ao custo efetivo total de cada operação, só solicitando crédito no caso de necessidade.”

Leia também:
Como simular e fazer um empréstimo na Crefisa

Bancos e taxas

Abaixo, você pode conferir algumas taxas nos empréstimos destinados a pessoas com deficiência física em alguns dos principais bancos do Brasil:

Santander

Com taxa a partir de 1,95% e com prazo que varia até 40 vezes.

Banco do Brasil

Possui taxa de 0,41% a 0,45% A.M. O prazo para pagamento vai de 4 a 60 meses, e o valor mínimo a ser solicitado é de R$ 70 e o máximo de R$ 30 mil.

Bradesco

Já o Bradesco possui uma taxa de 2,56 A.M, com um prazo para pagamento que vai até 48 meses. O valor do empréstimo varia de acordo com a capacidade de pagamento do solicitante.

Vale a pena?

Uma ótima iniciativa dos bancos brasileiros, esse tipo de ação colabora para a melhoria social e financeira de pessoas com deficiência, sendo uma ótima ferramenta de inclusão. Portanto, entende-se que a opção é vantajosa e até mesmo necessária em muitos casos.

E para quem deseja solicitar esse tipo de empréstimo, é necessário se atentar a todos os fatores que são largamente mencionados em todas as modalidades de solicitação de financiamento. Consulte taxas e condições, faça comparações em diferentes instituições, estude o seu orçamento mensal, suas condições de pagamento e sempre faça economias!

Dessa forma, essa pode ser uma ótima opção de conseguir crédito e por preços mais acessíveis!

Leo Caprara