[Especial batalha de contas] Banco Inter x Neon: qual a melhor?

Artigo atualizado em 25 de setembro de 2019

Cada vez mais surgem novas instituições financeiras atuando no mercado de contas digitais. O crescimento nesse meio tem crescido muito e a concorrência tem aumentado bastante. Hoje, há a oferta de uma série de tipos de contas digitais, oferecidas por diferentes bancos e instituições financeiras. São tantas as opções que na hora de escolher a melhor, a dúvida bate e não sabemos qual mais pode atender nossas necessidade e qual a mais amigável para o nosso bolso.




Dentre as mais populares, temos a conta digital do Banco Inter, que tem ficado na boca do povo por conta da isenção de suas tarifas e baixas taxas de juros. Porém, há uma nova concorrente no mercado e que tem atraído a atenção de muitos jovens, a conta digital do Banco Neon. Se você gostaria de entender mais sobre as vantagens que cada uma das contas oferece, siga lendo e venha conferir um comparativo que preparamos. Conheça as taxas, serviços e demais aspectos dessas duas contas diferentes.

As vantagens dos bancos digitais

Antes de começarmos a falar do comparativo entre Inter x Neon, é preciso comentar um pouco sobre essa chegada dos bancos digitais no Brasil. Possuindo uma série de vantagens para com os bancos tradicionais, eles vem ganhando muito espaço na vida financeira dos brasileiros, agregando centenas de milhares de clientes por todo o território do país.


Até o início de 2019, estima-se que o número de contas abertas em instituições financeiras digitais chegue aos 11 milhões, um ótimo número para tão pouco tempo de funcionamento.

O principal atrativo de bancos digitais é a ausência de filas, assim como a praticidade nas movimentações bancárias. Além disso, a costumeira isenção de tarifas, anuidade e taxas mais baixas se comparadas às instituições convencionais, são grandes atrativos para novos clientes.

Para bancos desse tipo, as transações são feitas por intermédio de seus app, disponibilizados para plataformas iOS e Android.

Leia também:
[Especial batalha de contas] Nubank x Banco Inter: qual a melhor?

Banco Inter – Um pouco sobre

Inicialmente chamado de Banco Intermedium, ele é uma instituição um pouco mais antiga do que pensamos, tendo surgido em 1994. Por volta do ano de 2014, o banco lançou uma modalidade digital de conta, sendo um dos primeiros a ter esse tipo de serviço no mercado.

Apesar de ser um dos pioneiros na categorias bankline, o Inter passou a crescer de fato, nos últimos anos, somando hoje uma média de 2 milhões de usuários. Já consolidada, sua conta digital oferece uma série de recursos e opções de investimentos sem cobrar taxas, tanto para o tesouro direto quanto para a poupança.



Leia também:
Como abrir uma conta no Banco Inter?

Uma outra funcionalidade muito importante do Banco Inter, é a permissão de integração com o Bitcoin, a moeda digital mais conhecida. A Conta Digital do Banco Inter permite a realização de transferências, depósitos, pagamentos e saques, tudo de forma ilimitada.

Banco Neon – Um pouco sobre ele

Basicamente, o Banco Neon é uma fintech, ou seja, uma empresa do ramo financeiro voltada para o meio digital.

Ele é especializado na abertura e movimentação de contas correntes digitais, também havendo a emissão de cartões de débito, crédito e pré-pago com uma parceira com o Banco Votorantim. Juntamente com a Visa, a empresa lançou um serviço de verificação de compra via internet, através do uso de selfies, nos casos necessários de uma segunda verificação de segurança.

Leia também:
Como abrir uma conta no Banco Neon

É um grande pioneiro nas inovações tecnológicas bancárias, a Neon foi uma das primeiras empresas a oferecer serviços de transferências via Siri, a assistente pessoal da Apple.

A conta digital do Banco Neon oferece gratuidade total em tarifas de manutenção e um serviço de atendimento 24 horas para o usuário.

Leia também:
Empréstimo Banco Inter - Opção inovadora de crédito para venda de imóvel com a Brasil Brokers

Inter x Neon – Qual escolher?

inter x neon

Taxas

Ambos os Bancos oferecem gratuidade em relação à taxa de administração e anuidade, porém, há algumas diferenças interessantes sobre ambos.

O Banco Inter não cobra por saques na Rede24Horas, sendo ilimitados durante o mês. Já o Banco Neon, possui apenas um saque gratuito ao mês no caixa eletrônico da Rede24Horas.

Transferências e pagamentos

Ambos os bancos oferecem transferências gratuitas para contas da mesma instituição, porém o Neon possui apenas uma transferência gratuita ao mês quando a questão é transferência para contas vinculadas em outros bancos, enquanto o Inter oferece TEDs gratuitos e ilimitados para contas de outras instituições.

Além disso, o Banco Neon cobra R$ 2,50 por emissão de boleto para depósito, enquanto o Inter não cobra por esse serviço.

Atendimento

Um grande atributo da conta digital do Banco Neon, é a possibilidade de se consultar com o atendimento da empresa em qualquer hora do dia. E é qualquer hora mesmo, pois o banco oferece um atendimento 24 horas via chat ou telefone.

Já o Banco Inter, possui atendimento via telefone e chat apenas em horário comercial, como a maioria dos outros bancos.

Investimentos

O Banco Inter oferece uma larga opção de investimentos diretos, como em CDB, LCA, LCI, LC, com taxas muito competitivas no mercado.

O Neon apenas oferece a opção em investimento em CDB, com taxas não divulgadas.

Ambas as instituições são regulamentadas pelo Banco Central e contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), protegendo até R$ 250 mil em investimentos por conta e cpf.

Qual devo escolher então?

O Banco Inter é uma instituição mais sólida, estando no mercado a mais tempo. Dessa forma, a sua conta corrente é mais completa e funcional, já que disponibiliza cartão de crédito, investimentos diversos, câmbio, débito automático e até mesmo depósito de cheque por aplicativo, por vias de foto.

Já o Banco Neon, se trata de uma empresa que foca no público jovem, priorizando o design e a tecnologia, perdendo em alguns aspectos com relação ao Banco Inter. Vale também considerar que o Neon é uma instituição nova, fundada em meados de 2016 e ainda tem muito espaço para crescer e aprimorar os seus serviços.

A tendência geral, tanto dos bancos digitais, como as instituições tradicionais (Itaú, Bradesco, Santander e etc.), é que se aprimorem para atender as demandas crescentes dos consumidores. A competição será grande e poderemos contar com serviços cada vez melhores e mais modernos.