[Especial batalha de contas] Nubank x Banco Inter: qual a melhor?

Artigo atualizado em 9 de setembro de 2019

Este é o primeiro comparativo do especial batalha de contas, em que semanalmente levantaremos aspectos de instituições destaque no mercado. Os bancos digitais cada vez mais ganham protagonismo na vida financeira dos brasileiros. As enormes vantagens que eles possuem, trouxeram centenas de milhares de clientes, e hoje, estima-se que mais de 11 milhões de contas já foram abertas nesse tipo de instituição financeira até o início do ano de 2019. O que mais atrai novos clientes, é a ausência de filas (muito comum em agências físicas), praticidade nas transações e a isenção de algumas taxas e valores cobrados de anuidade. Nesse tipo de banco, quase todos os procedimentos realizados são feitos por intermédio de aplicativos, disponibilizados para sistemas iOS e Android.

Porém, como se trata de uma coisa nova, algumas dúvidas ainda cercam quem tem a pretensão de abrir uma conta nesse bancos.

Entre os mais procurados estão o Nubank e o Banco Inter. Eles não são exatamente iguais, tendo alguns fatores que podem apresentar grandes mudanças para as suas necessidades.

Visando isso, preparamos um comparativo entre os dois, para que na hora de você abrir a sua conta, você possa escolher aquele que mais atende a sua demanda.

Um pouco sobre o Nubank

Inicialmente, no ano de 2017, o Nubank foi lançado como um sistema de cartões de crédito que não cobrava anuidades por sua utilização. Esse fator logo atraiu uma série de consumidores que viram no cartão, a oportunidade de se livrem de taxas altas de anuidade cobradas por outras instituições.

Com isso, o Nubank teve um rápido crescimento e criou então, a chamada NuConta. Basicamente, se trata de uma conta que permite que o usuário faça transferências sem pagar nada, além de ter a opção de pagamentos, esses que podem ser realizados diretamente no aplicativo da NuConta.

Leia também:
Como abrir uma conta digital no NuBank

Com ela, é possível realizar saques em caixas eletrônicos do Banco24horas, como uma conta comum.

Um pouco sobre o Banco Inter

Já o Banco Inter, originalmente chamado de Intermedium, é um pouco mais antigo, tendo surgido em 1994. No ano de 2014, ele lançou a sua conta na modalidade digital, sendo um dos primeiros bancos do mercado a ter esse tipo de serviço.

Mesmo pioneiro, o Banco Inter passou a crescer apenas nos últimos anos, tendo hoje uma média de quase 2 milhões de clientes. Sua conta digital oferece os recursos comuns e opções de investimento sem a cobrança de taxas, como o tesouro direto e a poupança.

Além disso, o Banco Inter oferece a possibilidade de integração com o Bitcoin, a moeda digital mais falada do momento. É permitido a realização de depósitos, transferências, pagamentos e saques de forma ilimitada.

nuconta x banco inter

 

Qual escolher? Alguns comparativos

Taxas

Nubank não possui cobrança de taxas e anuidades, como a maioria dos bancos comuns. O ganho da empresa vem por meio dos juros cobrados em atrasos de pagamento.

O único serviço cobrado pelo banco, é a tarifa de saque cobrada na Rede24Horas, onde se cobra um valor de R$ 6,50 para qualquer valor retirado. Mas vale ressaltar que pagamentos e transferências podem ser feitos de forma gratuita.

Já o Banco Inter, diferentemente do Nubank, não cobra taxas e tarifas em qualquer função de sua conta digital.

Tanto transferências, como saques, investimentos e integração com a moeda virtual, são todos disponibilizados de forma gratuita e ilimitada. Mas a instituição ressalta que essas movimentações sejam feitas de forma consciente, afinal, as taxas são pagas por ela.

A multa de atraso de ambos é de 2%, enquanto o juro de crédito rotativo do Nubank é de 2,75. Já o do banco Inter, é de 7,7%.

Leia também:
Apple Card: Condições, taxas e tudo sobre o primeiro cartão de crédito da Apple

Transferências e pagamentos

As duas contas oferecem as opções de realizar TEDs de forma ilimitada e sem tarifa, e isso para todos os bancos ou contas da mesma empresa. Na conta da Nubank, não é possível agendar transferências, como já ocorre na conta do Banco Inter.

Nas duas contas digitais, também é possível realizar pagamentos de contas de luz, água, aluguel e até compras realizadas online.

No quesito de transferências, o Banco Inter possui um limite de R$ 10.000,00 por dia para uma conta de mesma titularidade. Para de terceiros, o limite é de 5.000,00.

Segundo a instituição, esses valores são parametrizados por questão de segurança, havendo a possibilidade do cliente requerer o aumento deles posteriormente.

A NuConta já não possui esse tipo de limite diário.

Contas jurídicas – PJ

Profissionais PJ e empresas possuem algumas dificuldades na hora de abrir uma conta jurídica. É normal que a instituição seja mais criteriosa e burocrática ao iniciar uma conta PJ.

Até pouco tempo atrás, as contas digitais ofereciam contas jurídicas apenas para os chamados MEI’s (Micro Empreendedor Individual). Mas desde 2018, o Banco Central permitiu a abertura de contas pj para qualquer porte de empresa.

O Nubank começou a pouco tempo com a sua conta PJ, mas com o seu foco em pequenos negócios. Essa versão da NuConta PJ, oferece transferências gratuitas, pagamentos de boletos, e depósitos de valores também via boleto.

Além disso, essa versão da conta do Nubank permite a utilização de uma função chamada Cobrar. Essa emite uma notificação de pagamento, enviando os dados para depósito.

A conta, como já dito, foca nos pequenos empresários, profissionais autônomos, freelancers. Basicamente, os MEI’s.

Leia também:
Conta digital C6 Bank: Taxas, cartões, conta corrente, PJ e tudo mais!

O Banco Inter também possui isenção de mensalidade e até 100 transferências gratuitas. A emissão de boletos também possui um limite, que é de 100 gratuitos.

Saques, cartão de crédito e débito também são gratuitos.

Escolha o ideal para você

Ambas as contas oferecem vantagens uma sobre a outra. Por isso, cabe a você balancear quais as suas necessidades que precisam ser supridas e qual delas mais as atende.

Tanto para pessoas físicas, como para as jurídicas, as contas digitais vieram para ficar. Modelos interessantes, práticos e que possibilitam uma grande economia no final do mês.

Em comparação com as instituições tradicionais, os Bancos digitais simbolizam um passo no futuro, onde se tem mais opções de movimentação, menos tarifas e anuidades e a possibilidade de investimentos de forma rápida, prática e barata.

Principais Informações

Melhores taxas
Empate
Limites
NuConta
Suporte
NuConta
Serviços PJ
Banco Inter
Segurança
Empate
Juros no rotativo
NuConta

Leo Caprara