Cartão virtual Caixa Tem: saiba como funciona

Atualizado em 8 de dez de 2021

Saiba porque é mais vantajoso utilizar essa versão em compras online

Anúncios

 

Com a explosão no número de fraudes e clonagens em cartões de crédito devido a compras online, a grande maioria dos bancos lançaram uma alternativa para amenizar esse problema e oferecer mais segurança ao consumidor: o cartão virtual.

 

O intuito do cartão virtual é facilitar as compras online e evitar fraudes, porém, ele também tem outras serventias e pode ser uma vantagem bem interessante para quem costuma fazer suas compras na internet.

Anúncios

 

A Caixa também lançou o seu cartão virtual, este que além de oferecer segurança e comodidade, também permite que o cliente utilize o benefício sem precisar fazer o saque do dinheiro.

 

Quer saber mais como funciona essa novidade? Siga com a sua leitura. Abaixo, reunimos as principais informações a respeito do cartão virtual da Caixa. 

Cartão virtual Caixa Tem: entenda como funciona

 

Como já mencionado anteriormente, o cartão virtual do Caixa Tem possui uma metodologia bem simples de uso, e o cliente pode fazer suas compras sem precisar sair de casa ou realizar saques. E além disso, também evita-se ter o seu cartão clonado.

 

Em síntese, é possível dizer que o cartão de crédito virtual é um espelho da versão física do cartão, mas que possui uma numeração que varia a cada vez que o cliente vai fazer uma compra, além de que o prazo de validade é bem menor.

 

Ou seja, a cada compra deve ser gerado um novo código de segurança diferente no app. Isso não é necessário para pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços de streaming, tais quais Spotify, Netflix e dentre outros.

 

No caso do Caixa Tem, o benefício do cartão virtual é ainda maior, já que se pode fazer uso do dinheiro existente na conta sem precisar sair de casa e se dirigir até um caixa eletrônico.

 

Basta criar o seu cartão virtual Caixa Tem e fazer suas compras na internet com ele, tudo muito fácil, rápido e prático.

 

Por último, vale o destaque que o cartão virtual é destinado apenas para compras online, e você pode estar solicitando o mesmo mais de uma vez, já que ele tem uma validade limitada.

 

Para clientes que realizaram a atualização cadastral e a atualização da conta, basta acessar o seu app Caixa Tem (disponível para Android e iOS), clicar no ícone Cartão Caixa Tem e seguir as instruções que aparecem na tela. 

Em quais situações usar o cartão virtual?

 

Bom, os especialistas afirmam que o cartão virtual é indicado para todo o tipo de pessoa que costuma fazer compras na internet com certa frequência.

 

É uma vantagem e segurança que você tem sem custo algum e sem nenhum tipo de contraindicação.

 

Além disso, o cartão também é uma alternativa muito interessante para aquelas pessoas que deixam de comprar na internet por medo de fraude, já que o cartão virtual oferece uma segurança a mais.

Anúncios

 

A única situação onde o cartão não é muito indicado, é justamente para compra de ingressos de eventos presenciais. Na maioria das vezes, é necessário apresentar o cartão utilizado na compra na entrada do evento, e como o virtual não tem um plástico, a indicação é que o cliente faça uso do cartão tradicional para evitar dor de cabeça.

O cartão virtual é seguro?

 

O cartão virtual é seguro? Sim, bem mais do que a sua versão física.

 

Entenda um pouco como ele funciona: sempre quando você faz uma compra na internet utilizando o cartão virtual, você coloca o número do cartão no site e faz a transação. Ao finalizar, o número utilizado deixa de existir.

 

Ou seja, mesmo se alguém pegar aquelas informações, não conseguirá utilizar mais.

Vantagens do cartão virtual: para o consumidor e para o banco

 

Bom, como você já viu ao longo deste artigo, o principal benefício do cartão virtual é oferecer segurança ao usuário, impedindo que clonem o seu cartão.

 

Mas as vantagens não param por aí. Além disso tudo, também é possível participar normalmente de programas de pontos com o cartão virtual. Nesse caso, todas as compras feitas com ele também serão creditadas em seu programa de pontos.

 

E para os bancos, existe alguma vantagem?

 

Sim também. Como o cartão virtual diminui o risco de fraudes e, consequentemente, de problemas com os clientes, o banco deixa de perder dinheiro com problemas relacionados à clonagem de cartão e etc.

 

Dá para pagar qualquer compra online com ele?

 

A grande maioria dos cartões dá sim para pagar qualquer tipo de compra. Porém, é preciso ficar atento na horade assinar serviços como Netflix ou Spotify, que têm cobranças recorrentes.

 

No caso daqueles que só valem para uma compra, não dá pra fazer esse tipo de assinatura.

 

Além disso, em lojas físicas você também não poderá usar o cartão, apenas para compras online e em aplicativos.

Por que não usar o cartão físico em compras online

 

Bom, se você deseja continuar fazendo suas compras online com o cartão físico, tudo bem, isso também é possível. Entretanto, o cartão virtual apresenta muitas vantagens e é uma opção melhor que a versão física nesses casos.

 

Confira:

 

  • O desbloqueio pode ser realizado logo depois que você tiver o seu cadastro aprovado, e dependendo da instituição financeira, se o cadastro for finalizado com sucesso, não é preciso esperar a versão física chegar. É possível gerar um cartão virtual direto no app e começar a fazer suas compras na internet;

 

  • A grande maioria das versões de cartões virtuais não é descartável. Ou seja, você pode utilizá-lo em sites e aplicativos de pagamento frequente sem a necessidade de alterar todos os cadastros;

 

  • O cartão pode ser utilizado sem qualquer tipo de burocracia. Você não precisa assinar nada ou falar com ninguém. Com apenas alguns cliques você já terá acesso ao seu cartão e pode começar a utilizá-lo, sem nenhum custo adicional para isso;

 

  • Em caso de problema com o seu cartão físico, o modelo virtual continuará funcionando normalmente. Em caso de roubo, perda ou dano ao cartão, você pode continuar usando a versão virtual para fazer suas compras.

 

A partir de agora, considere utilizar o cartão virtual e garanta mais segurança em suas compras na internet.

Pablo Januario