Inter, Nubank ou C6 Bank: qual é o melhor no índice do Reclame Aqui

Atualizado em 1 de set de 2021

Veja qual das fintechs possui as melhores avaliações na plataforma

Anúncios

 

Se você está procurando pelo melhor banco digital ou está escolhendo um cartão de crédito para chamar de seu, provavelmente já notou que essa não é uma tarefa tão simples assim, ainda mais hoje em dia, que há variadas opções no mercado.

 

Entretanto, uma forma fácil e segura é escolher a empresa através de avaliações dos clientes. Para te ajudar nesta tarefa, nós vamos analisar hoje 3 dos principais bancos digitais do país na plataforma do Reclame Aqui.

Anúncios

 

Inter, Nubank ou C6 Bank: qual manda melhor no site de reclamações? Siga lendo e confira a resposta!

Inter no Reclame Aqui

 

Bom, o Inter possui uma média de 8.0/10 na nota recebida pelos consumidores no Reclame Aqui nos últimos 6 meses. Dentro dos parâmetros do site, essa avaliação é considerada ótima, sendo que a média do banco teve uma alta nos últimos meses.

 

Até o ano passado, a nota também era considerada boa, mas com uma média de 7.7 em 2019 e 7.9 em 2020, com um tempo de resposta de 5 dias e 3 horas.

 

Além disso tudo, o banco respondeu a 99.3% das reclamações feitas na plataforma, sendo que destas, o índice de solução foi de 81.1%. Em relação aos consumidores, 73.2% afirmaram que voltariam a fazer negócio com a fintech.

 

Porém, até o momento existem 109 reclamações não respondidas pelo banco.

 

Dentre os principais problemas reportados no site, abertura de conta, qualidade dos serviços prestados, demora na execução e mau atendimento são os mais recorrentes. 

 

Em relação ao tipo de produto ou serviço, os mais reclamados foram a conta, o Internet Banking e o cartão de débito. 

Nubank no Reclame Aqui

 

Primeiramente, vamos destacar que a nota do Nubank nos últimos 6 meses possui a média de 7.7/10, o que acaba sendo considerado bom.

 

O Nubank respondeu 99,9% das reclamações, com um índice de solução que chega a 69.6%. Entre os consumidores, 78.1% afirmam que voltariam a fazer negócio com a fintech.

 

Em 2019, o Nubank possui uma média de 7.8, enquanto em 2020 a média caiu para 7.3. Ou seja, a média atual supera a do ano passado.

Até este exato momento, havia apenas 9 reclamações não respondidas na plataforma, com um tempo médio de 3 dias e 18 horas.

 

Dentre os principais tipos de problemas relatados pelos clientes da fintech, destacam-se: cobranças indevidas, problemas referentes ao limite de crédito, dificuldade de cadastro e estorno de valor pago.

 

Já em relação aos produtos, os mais reclamados são o cartão de crédito e débito.

C6 Bank no Reclame Aqui

 

Na média do Reclame Aqui, o C6 Bank está com uma nota de 7.0/10. Sendo assim, a empresa é avaliada com uma classificação de “bom”.

Anúncios

 

Além disso, 94.1% das reclamações obtiveram uma resposta da empresa, com um índice de solução de 73.8%. Sobre os clientes, 60.3% afirmaram que voltariam a fazer negócios com o C6 Bank.

 

Em relação a reclamações não respondidas, o número do C6 é relativamente alto, com 1673 mensagens não respondidas até o momento.

 

E se considerarmos as médias dos anos anteriores, o banco obteve uma queda razoável no desempenho no Reclame Aqui. Para você ter uma ideia, em 2019, a média do banco era de 7.8, caindo para 7.7 em 2020.

 

Essa queda também pode ser atribuída ao grande aumento de clientes que a empresa obteve nos últimos meses.

 

O tempo de resposta média do C6 Bank é de 12 dias e 5 horas.

 

Em relação aos principais problemas, a maioria estão relacionados a limite de crédito, abertura de conta, mau atendimento e cobranças indevidas.

 

Dentre os produtos que mais se destacam, cartão de crédito, débito, conta e internet banking estão entre os mais reclamados.

Inter vs Nubank vs C6 Bank: qual o melhor?

 

Em primeiro lugar, vamos analisar a pontuação geral dos três bancos.

 

Dentre eles, o Inter é o mais bem avaliado, sendo o único com uma classificação de “ótimo”. Em segundo lugar, temos o Nubank, que apesar de sua classificação ser apenas “bom”, está bem próximo dos 8.0, nota que dá o título de “ótimo”.

 

Por fim, temos o C6 Bank que tem uma média de 7 pontos de 10. Aqui, vale considerar que o banco sempre esteve nessa média, mas este ano a sua classificação sofreu uma queda considerável, possivelmente motivada pelo crescimento no número de clientes.

Qual é o mais rápido no atendimento?

 

Dentre os três, o Nubank é disparadamente a empresa com a resposta mais rápida nas reclamações. Foram 99.9% das questões respondidas. Nesse aspecto, o Inter também se saiu muito bem, obtendo uma taxa de 99,3% das reclamações respondidas.

 

Já o C6 Bank, respondeu 94.1% das questões levantadas no Reclame Aqui.

Solução dos problemas

 

Quando analisamos a resposta das reclamações, o Nubank possui um desempenho melhor em tempo de resposta. A fintech possui uma média de 3 dias e 18 horas, contra os 5 dias e 3 horas do banco Inter e os 12 dias e 5 horas do C6 Bank.

 

A qualidade das respostas também é uma medida importante, e neste aspecto, o Inter é a empresa que mais conseguiu solucionar os problemas, obtendo um índice de 81,1% das questões resolvidas, contra 73.8% do C6 Bank e 69.6% do Nubank.

Nubank, Inter ou C6 Bank: quem manda melhor no Reclame Aqui?

 

Enfim, é possível notar em termos gerais que o banco Inter é a fintech que melhor performa no Reclame Aqui, possuindo sucesso na avaliação geral dos clientes.

 

O C6 Bank por sua vez, acaba perdendo em todas as categorias.

 

De toda a forma, antes de abrir sua conta, solicitar o seu cartão de crédito ou contratar qualquer produto financeiro, sempre lembre-se de consultar as avaliações dos clientes, pois são elas que mostrarão a prontidão das instituições em resolver os problemas dos consumidores.

Pablo Januario