Nova linha de crédito do BB para produtores rurais busca maior preservação ambiental

Atualizado em 19 de abr de 2022

Conheça o novo produto financeiro do Banco do Brasil voltado para os produtores rurais

Anúncios

Na última quinta-feira, 7 de abril, o Banco do Brasil (BB) lançou uma nova linha de crédito voltada para os produtores rurais. Essa nova modalidade que o banco lançou tem o foco na preservação ambiental, já que o solicitante poderá monetizar a área preservada em sua propriedade, tendo como garantia para o financiamento, a vegetação nativa do seu território rural.

 

Segundo o Banco do Brasil, essa nova linha de crédito irá produzir mais recursos adicionais para poder suportar custos e despesas das atividades produtivas e também de conservação, e dessa forma, irá agregar um maior valor à sua atividade e produtos através de ações que visem aumentar a preservação ambiental.

Anúncios

 

Se você ficou em dúvida sobre como irá funcionar a nova linha de crédito do Banco do Brasil e como pode solicitar, nós separamos as principais informações que foram divulgadas até o momento no texto abaixo. 

 

Reunimos também detalhes importantes sobre o que é a Cédula de Produto Rural e como ela pode ajudar o produtor.

 

Portanto, siga com a sua leitura e venha conferir! 

 

CPR – Preservação: nova linha de crédito para produtores rurais no BB

 

Denominada de CPR – Preservação (sigla de Cédula de Produto Rural – Preservação), os valores oferecidos na linha de crédito são financiáveis de acordo com o tipo de bioma que a área do produtor rural está localizado (podendo ser na região amazônica, caatinga, cerrado e dentre outros biomas). Dessa forma, conservar essas áreas possibilita a geração de capital sobre a vegetação nativa do local. 

 

Na cerimônia feita pelo BB no último dia 1, foi feita a primeira operação da CPR – Preservação. Quem fez a inauguração da linha de crédito foi o produtor Francisco Malta Cardozo, proprietário de uma fazenda que fica localizada na região de Santa Lúcia, em São Paulo.

 

O local em questão possui uma área de preservação de vegetação nativa, além de biodiversidade e demais recursos naturais.

 

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, a nova linha de crédito só foi possível existir por conta da Nova Lei do Agronegócio, aprovada no ano de 2020, além do decreto que estabeleceu as normas mínimas de negociação de títulos verdes.

 

Na cerimônia de lançamento da linha de crédito, Fausto Ribeiro comentou:

 

“O Banco do Brasil estabelece um marco. Cria um parâmetro de repercussão mundial quando se fala em desenvolvimento do agronegócio e proteção do meio ambiente. Hoje anunciamos algo que reforça nossa parceria com os nossos clientes produtores rurais a partir de critérios que nos colocam na vanguarda mundial do crédito ambiental sustentável”.

 

Outra autoridade que também estava presente na solenidade, foi o ministro da Economia, Paulo Guedes, que disse que a Cédula de Produto Rural é uma ação tão inovadora que o Brasil está discutindo a inclusão desta ferramenta também nas diretrizes ambientes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo em questão que discute temas relevantes ao desenvolvimento, reunindo as economias mais industrializadas de todo o planeta.

Anúncios

 

“O certificado verde é o primeiro certificado de pagamento pela preservação de serviços ambientais. Isso é tão inovador que estamos discutindo com a OCDE, lá fora, o terceiro pilar da política de conservação de florestas. Temos dois pilares atualmente”, comentou o ministro.

Um agradecimento especial do presidente

 

Presente na solenidade de lançamento da linha de crédito do BB, o presidente da república Jair Bolsonaro também agradeceu os caminhoneiros, que, segundo o que ele mesmo disse, estão sofrendo com a alta do preço dos combustíveis.

 

Segue o que o presidente comentou:

 

“Gostaria de agradecer, parabenizar a todos, que trabalharam nesse BB Antecipa Frete, que passa para [juros de] menos de 2% ao mês. Em qualquer posto, você paga 10% hoje em dia para antecipar frete. É uma agiotagem moderna que vai deixar de existir a partir de agora”, comentou.

 

Jair Bolsonaro também comentou que o governo também está em busca de benefícios fiscais a mototaxistas, como por exemplo, a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados sobre motocicletas para essa categoria.

 

“Conversando com o Paulo Guedes, tem a isenção de IPI para táxi, pessoas com deficiência. Perguntei por que não tem para o mototaxista também. [O ministro] ficou de estudar e viabilizar caso seja possível o mais rápido possível”, declarou o presidente.

 

Lembrando que a CPR – Preservação poderá ser emitida apenas por produtores rurais (pessoas físicas ou pessoas jurídicas), exceto quem é beneficiário do Pronaf, e também as cooperativas agropecuárias.

 

Até o presente momento, a opção ainda não está online e não consta no site do BB.

Cédula de Produto Rural – CPR

 

Bom, se você ainda não sabe o que é uma CPR ou Cédula de Produto Rural, agora vai entender para que ela serve.

 

A CPR é uma ferramenta que viabiliza a produção e comercialização da produção rural através da antecipação de crédito.

 

Basicamente, a Cédula de Produto Rural é um título que representa uma promessa de entrega futura de um determinado produto agropecuário, agindo como um facilitador na produção e também na comercialização rural.

 

Desse modo, o Banco adquire a CPR e antecipa os recursos ao produtor ou cooperativa, que se compromete a resgatar financeiramente a cédula no ato do seu vencimento.

 

O Banco do Brasil é uma das instituições que oferece aos seus clientes a possibilidade deles emitirem CPR em qualquer etapa do seu empreendimento, seja ela no desenvolvimento, até o produto colhido e devidamente acabado.

 

É possível contratar a CPR do Banco do Brasil diretamente pelo app disponibilizado pelo banco (disponível para smartphones Android e iOS).

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a CPR e como ela pode ajudar no desenvolvimento do seu agronegócio, consulte o site do Banco do Brasil ou então vá até uma agência da instituição que um atendente irá te ajudar.

 

Com o lançamento da CPR – Preservação, além de incentivar a pequena produção rural, o BB também trabalha para garantir a preservação ambiental de biomas importantes para o Brasil.

 

Pablo Januario