Oi Conta Zap: conheça as vantagens da carteira digital que funciona dentro do WhatsApp

Atualizado em 28 de abr de 2021

A Oi anunciou uma novidade importante na última segunda-feira: a empresa firmou uma parceria com a fintech Conta Zap, e vai oferecer uma carteira digital que funciona dentro do próprio aplicativo do WhatsApp.

Anúncios

Com ela, os clientes poderão fazer o pagamento de contas, recarga de celulares e até mesmo enviar e receber dinheiro através do sistema de pagamentos PIX.

Como parte do novo recurso, as empresas também estudam adicionar, em breve, a função de acesso a crédito.

Anúncios

A parceria entre as duas empresas está dentro de uma estratégia de recuperação judicial que a operadora passa, fazendo parte de outras ações que ela precisou tomar nos últimos meses para conseguir se recuperar financeiramente.

Se você ficou curioso com a novidade e quer saber mais sobre a mesma, nós reunimos abaixo as informações mais pertinentes sobre a carteira digital e se realmente vale a pena ser cliente dela.

Siga com a sua leitura e venha conferir!

Quais as vantagens da Oi Conta Zap?

Atualmente, a Conta Zap se posiciona como a primeira fintech no país a oferecer uma conta digital que funciona através do WhatsApp.

E da mesma forma que os demais bancos digitais também fazem, a Conta Zap não possui taxas de administração mensal, sendo gratuita para os seus clientes.

O grande diferencial desse produto, fruto da parceria entre Oi e Conta Zap, é justamente o fato dele ser extremamente prático. Isso ocorre pois, para usar o recurso, os clientes da operadora precisam apenas adicionar o número do bot da Conta Zap e começar uma nova conversa, sem a necessidade de vincular contas.

As empresas não especificaram uma faixa de renda necessária para o uso da carteira virtual, também não havendo a necessidade de comprovação de renda.

Por fim, vale ressaltar que os clientes de planos pré-pagos da Oi ganham 1GB de bônus a cada R$ 1,00 de recarga, esses que são válidos por até sete dias.

No futuro, a operadora planeja lançar outros serviços financeiros, agregando ainda mais funções na Oi Conta Zap.

Esta não é a primeira vez que a empresa inova nesse sentido. 15 anos atrás, a operadora foi pioneira ao lançar o Oi Paggo, um cartão de crédito virtual que vinculava o valor das compras, à conta da linha telefônica do cliente.

Um pouco sobre a Conta Zap

Agora que você já sabe da parceria entre a fintech e a operadora, vamos falar um pouco mais sobre a conta digital.

Confira agora algumas funções que a Conta Zap possui. Com ela, você poderá:

  • Gerar boleto para adicionar saldo na sua conta;
  • Enviar e receber dinheiro para outras Conta Zap;
  • Fazer transferências para qualquer banco da mesma titularidade;
  • Fazer cobrança e pagar gerando seu próprio QR Code;
  • Fazer recarga do seu celular;
  • Pagar conta de energia, água, luz ou qualquer outra conta.

Conta Zap é segura?

Sim, é totalmente segura.

Anúncios

E podemos afirmar isso,já que as transações são realizadas pelo aplicativo do Facebook, que possui criptografia de ponta a ponta.

Ao redor do mundo todo já existem exemplos de bancos e instituições financeiras que realizam transações diretamente pelas redes sociais e pelo próprio aplicativo de mensagens, mas a grande diferença da Conta Zap é justamente o fato de ser a primeira empresa a permitir que o processo seja feito 10% no app, desde a abertura da conta, até o uso dos seus produtos.

No país, bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil já oferecem opções de transações financeiras através das redes sociais.

Uma coisa que deve ser ressaltada é que a Conta Zap não é – ainda – um banco de fato, ou seja, não possui a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito. Entretanto, por funcionar como instituição de pagamento, o saldo dos correntistas fica sempre separado do patrimônio da instituição.

Vale lembrar que a instituição de pagamento é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, estando sujeita ao cumprimento de várias exigências para oferecer esse tipo de serviço.

Como abrir uma Conta Zap?

Bom, existem duas formas diferentes que você pode estar escolhendo para abrir uma conta Zap, são elas:

  • Através do próprio WhatsApp;
  • Através do aplicativo da Conta Zap (disponível para smartphones com sistema Android e iOS).

Caso opte pela abertura através do WhatsApp, basta enviar uma mensagem pelo aplicativo para o número +55 11 3473 5796 com a palavra Oi.

Caso prefira, acesse o site oficial da Conta Zap e clique em Abra Sua Conta, e com isso, você será direcionado para uma conversa com o número oficial da empresa.

Por meio de mensagens, o Zapelino (bot da empresa) irá te instruir para que você possa abrir a sua conta. Ou seja, basta seguir o que o assistente virtual disser.

Com a conta devidamente aberta, ficará bem mais fácil realizar transações: basta enviar uma mensagem com a palavra relacionada à transação que quer fazer.

Por exemplo: saldo, extrato, transferência, recarga, etc, daí basta seguir as instruções do Zapelino.

Se preferir, o correntistas ainda pode falar com um atendente, que fica disponível em dias úteis e em horário comercial.

Se você preferir fazer a abertura da sua conta através do aplicativo, basta fazer o download na loja de aplicativo do seu smartphone.

Requisitos para abrir uma Conta Zap

Como já visto ao longo desse texto, é relativamente simples abrir uma conta na fintech. Os meios foram descritos acima e nós vamos ver agora sobre os documentos necessários para isso.

Basicamente, existem quatro requisitos para a abertura de conta. São eles:

  • Ter pelo menos 18 anos ou mais no momento da abertura da conta;
  • Ter CPF ou CNPJ regular e ativo na Receita Federal;
  • Ser residente no Brasil (a conta não está disponível para pessoas que moram em outros países);
  • Ter um celular com internet e que tenha um sistema operacional compatível do WhatsApp.

 

A Conta Zap é uma grande inovação no mercado de produtos/serviços financeiros, e é uma opção bem prática para quem deseja mais agilidade no dia-a-dia.

Pablo Januario