Pagamento no WhatsApp: 5 motivos para aderir

Atualizado em 13 de jul de 2021

 

Pagamento por meio do aplicativo de mensagens é a grande novidade do momento

Anúncios

 

Provavelmente você utiliza o WhatsApp para falar com familiares, amigos ou mesmo para trabalhar.

 

Atualmente, o WhatsApp está presente em mais de 2 bilhões de smartphones ao redor do planeta, contando com incríveis 120 milhões de usuários só aqui no Brasil, país onde o número de adeptos continua crescendo muito.

Anúncios

 

Agora, o app deu mais um passo e liberou uma nova função: enviar dinheiro da mesma forma que você envia uma mensagem.

 

Se você não conhecia a função e ficou curioso em entender como ela funciona, nós separamos alguns motivos pelos quais você deveria começar a usar o WhatsApp como forma de pagamento.

 

Siga lendo e confira!

1- É totalmente de graça!

 

O sistema de pagamento do WhatsApp é inteiramente gratuito e livre de qualquer cobrança de taxa.

 

A única preocupação que o usuário deve ter é manter saldo em sua conta para poder realizar os pagamentos.

2- Qualquer um pode usar

 

O pagamento via WhatsApp é destinado a qualquer usuário do app que tenha mais de 18 anos e possua uma conta em um dos bancos participantes.

 

Isso ocorre porque é necessário ter um cartão de débito em um dos bancos que participam da plataforma.

 

Ou seja, agora você pode organizar a vaquinha para o churrasco de domingo diretamente no WhatsApp e em poucos segundos!

3- Funciona 24 horas por dia

 

Não importa onde você esteja ou qual seja o horário, é possível usar o WhatsApp para fazer seus pagamentos. O sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, durante o ano inteiro.

4- Transações seguras 

 

O Facebook garante a segurança plena da nova funcionalidade. A empresa ainda destaca que é preciso informar um PIN no Facebook Pay antes de cada pagamento realizado, além da necessidade de biometria para a efetivação das transações.

5- É acessível

 

O sistema de pagamentos é bem simples de ser utilizado e altamente acessível, principalmente considerando que cerca de 99% dos aparelhos celulares do país contam com o WhatsApp instalado.

 

Para usar, basta verificar se o seu app está atualizado com a última versão, e caso não esteja, você deve ir na loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por WhatsApp, clicando na opção “Atualizar” após isso.

O que é o WhatsApp Pagamentos?

 

O WhatsApp pagamentos é uma nova modalidade que começou a funcionar a pouco tempo que diz respeito a transferências de valores diretamente no aplicativo.

 

Por meio deste recurso, é possível receber ou enviar dinheiro para amigos e familiares de forma fácil e rápida.

 

As transferências são feitas através do Facebook Pay, plataforma da empresa que realiza os processos. Para poder usar a ferramenta, o usuário precisa configurar um cartão de débito na plataforma.

Anúncios

 

Além disso, o recurso também não conta com taxas e cobranças a cada transferência feita. Os pagamentos podem ser consultados pelos usuários a qualquer momento, basta ir até a aba “Pagamentos”, depois em “Ajustes” no menu de configurações do mensageiro.

Como funcionam os pagamentos no WhatsApp?

 

Para os usuários de contas pessoais, o WhatsApp mantém um limite básico de R$ 1 mil reais por transação, sendo que são permitidas até 20 transações diárias, desde que o usuário não ultrapasse o limite de R$ 5 mil por mês.

 

No extrato bancário, as transações aparecem como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro.No próprio app é possível conferir o histórico de pagamentos e também o status que se encontram cada uma das transações, que podem ser indicadas como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

 

Quais formas de pagamento são aceitas?

 

O recurso de pagamentos pode ser feito apenas em cartão de débito, pré-pago ou em combos que possuam as bandeiras Visa ou Mastercard. 

 

Vale lembrar que, até o momento, apenas os bancos Nubank, Inter, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Mercado Pago, Sicredi e Next estão participando do sistema de pagamentos do WhatsApp.

 

Cartões de crédito ainda não são permitidos no sistema, que está disponível também no WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.

 

Segundo informações, o WhatsApp tem sim pretensões de começar a aceitar cartões de crédito, porém, para isso é necessário que o Banco Central emita uma autorização, essa que ainda não foi expedida.

 

Caso seja aprovado, cartões de crédito poderiam ser utilizados apenas para o envio de pagamentos para empresas que utilizam o chamado WhatsApp Business, em que no Facebook Pau está configurado para “Receber pagamento por vendas”.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?

 

Para enviar dinheiro para amigos, familiares ou mesmo para realizar negócios na plataforma, é bem fácil e você não terá grande trabalho.

 

Primeiramente, será necessário configurar o Facebook Pay no aplicativo. Logo em seguida, toque sobre o botão de anexar, depois em “Pagamentos” e adicione o valor referente para enviar os valores ou então pagar.

 

Caso você queira, também é possível inserir uma descrição para o pagamento. Para finalizar, toque sobre “Pagar” e confirme o PIN do Facebook Pay.

 

Também é possível enviar pagamentos ou solicitações em grupos, e neste caso, todos os membros do grupo terão acesso às informações, incluindo o valor.

Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

 

Bem similar ao dinheiro que é enviado, para receber valores o processo é bem simples.

 

O dinheiro só será aceito mediante a configuração do Facebook Pay no WhatsApp, essa que pode ser realizada clicando no botão “Configurações” > “Ajustes” > “Pagamentos”.

 

Caso você já tenha configurado previamente, basta tocar em “Aceitar pagamento” e o valor referente será transferido para a conta do banco que está associada ao seu cartão de crédito.

 

Agora que você conhece bem a plataforma de transações financeiras do WhatsApp, pode começar a usar e aproveitar toda a praticidade que ela oferece.

 

Desde o surgimento do PIX – o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central – tivemos um ganho grande de praticidade e tempo em como enviamos e recebemos dinheiro, o que é muito bom para o dia a dia, como também para os negócios feitos na internet.

 

Pablo Januario