Pagamentos NFC pelo smartphone via app Nubank? Será? Confira aqui!

Atualizado em 6 de maio de 2020

Tudo dá a entender que finalmente o Nubank irá ouvir o apelo de seus clientes, e depois de muita espera, a fintech irá adicionar em seu aplicativo a possibilidade da realização de transferências e pagamentos de NFC através do smartphone. Segundo o que diz o site Tecmundo, existem alguns segmentos no código fonte do aplicativo do Nubank para dispositivos Android que sinalizam que possivelmente isso venha a ocorrer.

Mas será que o app do Nubank realmente terá pagamentos NFC pelo smartphone?

O Nubank realmente terá pagamentos NFC através do smartphone? É o que saberemos aqui

Conforme o código que está presente no aplicativo para Android, existem pistas, realmente referências que dão indícios que essa nova funcionalidade deve chegar em breve ao aplicativo da fintech. Por exemplo, no trecho “cartões virtuais” podemos observar a opção para ativar e desativar o pagamento através de aproximação. Veja esse detalhe na imagem abaixo:

E segundo podemos ver no código acima, existe uma menção clara ao cartão virtual, com essa opção de compra por aproximação, o que nos leva a deduzir que possivelmente poderão ser realizados pagamentos diretos pelo smartphone utilizando  tecnologia NFC. Um outro indício que mostra que o Nubank realmente cogitou (ou cogita) adicionar essa funcionalidade no aplicativo, é justamente a mensagem “aproxime ao POS antes que o tempo expire” que é muito sugestiva, não é?

Provavelmente, quando o usuário der início ao sistema de pagamento via aproximação do smartphone, deverá haver um tempo limite para a realização da transação, que no caso do tempo se expirar, a operação será cancelada.

Além disso, nota-se também que há um ícone que demonstra claramente que se trata de NFC, ou seja, ícones padronizados para essa funcionalidade já foram feitos. Além disso, também foi encontrado pastas inteira dedicadas apenas para essa nova função.

Leia também:
[Especial Nubank Parte 1] Cartão Nubank: O que é e como funciona?

Posicionamento oficial do banco Nubank sobre o assunto

Com a revelação desses código no aplicativo do Nubank, fica bem explícito a vontade da fintech em desenvolver o seu próprio serviço de pagamento através de aproximação nos smartphones, como ocorre com a Samsung Pay, por exemplo. E podemos cogitar até mesmo que talvez esse seja um dos motivos da grande incompatibilidade do cartão Nubank com as principais carteira virtuais disponíveis no mercado.

Possuindo um serviço próprio, o banco não precisa dividir uma parte de seus lucros com o Google, Apple ou Samsung, esses que possuem serviços de pagamento NFC.

Segundo o que diz a Nubank através de um comunicado oficial sobre o assunto:

“O Banco está sempre em busca de oportunidades para melhorar os serviços e a experiência dos usuários. Por isso, o Nubank sempre está em busca de soluções e funcionalidades para o aprimoramento do aplicativo.

No entanto, não significa que as ideias pesquisadas e postas em teste realmente serão disponibilizadas para os consumidores, muito menos que há algum tipo de previsão de lançamento nesse sentido no atual momento.”

As pistas estão dadas, o que nos resta é esperar para ver o que está por vir.

Leo Caprara