Veja o passo a passo completo para solicitar a devolução do seu dinheiro
Anúncios
Ao fazer suas compras na internet, é de suma importância saber se o vendedor ou empresa é realmente confiável.
Por isso, é sempre aconselhado que você evite comprar por impulso e sempre quando for fazer alguma aquisição, pesquise bem antes de realmente fechar negócio e comprar um produto ou serviço.
Anúncios
E um dos direitos do consumidor é solicitar o reembolso do valor pago por algum produto diretamente na empresa do cartão de crédito.
Se você não sabe bem como isso funciona e como pode solicitar a devolução do seu dinheiro, nós vamos te ajudar.
Abaixo, confira um passo a passo completo para pedir estorno no seu cartão de crédito.
Passo a passo: como pedir estorno no cartão de crédito?
Para evitar possíveis conflitos, é de suma importância entender bem todos os seus direitos como consumidor, sabendo ao certo como fazer a solicitação do seu dinheiro de volta. Entenda:
A primeira coisa a ser feita é entrar em contato com a instituição responsável onde a compra foi feita, a menos que haja fraude.
Nesse caso, é essencial entrar em contato direto com a operadora.
Se por acaso o vendedor ou estabelecimento comercial confirmar o cancelamento,tomará as devidas providências para que a empresa responsável pela maquininha de cartão notifique o titular do cartão a respeito do reembolso.
Se a agência rejeitar o seu reembolso, é possível entrar em contato direto com a operadora. O atendente irá te ajudar a reunir todos os documentos necessários para provar o seu direito à compensação.
Alguns oferecem uma espécie de “fundo fiduciário”, que basicamente reduz a queda do valor da compra na hora de analisar um determinado caso.
Se você fizer, por exemplo, uma compra através de carteiras digitais como o PayPal ou PicPay, as regras permanecem sendo as mesmas.
Essas plataformas funcionam basicamente como instrumentos de pagamento por meio dos quais acontecem as transações financeiras.
Sendo assim, nesses casos o ideal é entrar em contato com uma empresa que possa devolver o valor diretamente pelo aplicativo.
Qual o prazo para o estorno do valor ser realizado?
Na grande maioria das vezes, o cartão de crédito será cobrado em até 24 horas após o estabelecimento confirmar o cancelamento da compra. Porém, esse tempo também pode ser maior, pois tudo vai depender da empresa responsável pela maquininha de cartão.
O tempo do operador para confirmar o estorno após a máquina ter sido notificada ainda deve ser considerado. Por isso, em alguns casos o limite do cartão será reembolsado em uma ou duas faturas.
Anúncios
Caiu em uma fraude ou golpe? Saiba como cancelar uma compra!
As compras feitas com o cartão de crédito podem ser fraudadas de várias maneiras, infelizmente.
Desde clonagens, até golpes, atualmente há muitos casos disso e há como resolver e não sair no prejuízo.
A clonagem ou outros problemas de hackers que podem comprometer o seu cartão são riscos que já são previstos pelas companhias de cartão de crédito.
E mesmo no caso onde o consumidor não tenha seguro de perda ou roubo, ele deve interromper imediatamente o pagamento, o que nega ser fraude.
Para casos de clonagem, se você solicitou a suspensão da compra, mas a operadora não se mostrou presente e você precisou arcar com os valores cobrados, saiba que é seu direito receber uma indenização dobrada, conforme parágrafo único do artigo 42 do CDC.
Ele diz:
Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
Estorno no Cartão de Crédito
Vale o adendo para o fato de que o SAC corporativo (Atendimento ao cliente) tem mais 5 dias úteis para ligar para o consumidor após a ligação do mesmo. Mesmo que eles não resolvam o problema dentro desse prazo, eles devem ao menos fazer o relato do que estão fazendo com o caso.
O chamado “choque de oferta” começou a acontecer com mais frequência desde que houve o boom dos aplicativos de entrega a domicílio. Nesse caso, o fornecedor insere um valor semelhante ao do produto adquirido, porém, muito superior (por exemplo, R$ 1.000,00 se a compra for de R$ 100,00)
Normalmente, no momento em que o consumidor percebe um erro, a transação já foi concluída e o revendedor foi embora.
Se isso acontecer com você, não deixe de ir até a delegacia urgentemente. Vá até a unidade mais próxima para fazer a denúncia e entrar em contato com o app para relatar o problema e receber as diretrizes de como prosseguir para resolver o problema.
Mas há como evitar esse golpe: para se precaver, sempre verifique o valor do aparelho antes de digitar a sua senha.
O que posso fazer caso não receba o estorno?
Caso a sua solicitação de cobrança no cartão de crédito realmente for válida, porém, nenhum dos passos apresentados aqui resolverão a situação, reivindique os seus direitos como consumidor..
Em uma alternativa a isso, você pode apresentar uma reclamação diretamente aos responsáveis pela cobrança.
O canal do Reclame da PROTESTE é uma excelente plataforma, onde você pode estar contatando a empresa responsável de forma credível e com o auxílio de especialistas em direito do consumidor.
Assim que você usa o canal, você já obtém uma garantia ampla da maior parte das empresas que se esforçam para dar uma resposta convincente e que te deixe a par a respeito de como eles estão prosseguindo para resolver o problema
Atualmente, fraudes e golpes são – infelizmente – coisas que estão sujeitas a acontecer com quem faz uso do cartão de crédito e de aplicativos.
Porém, a notícia boa é que o consumidor também é munido com várias formas de se resguardar e ter o seu dinheiro recebido de volta. De todo modo, fique atento aos seus direitos como consumidor e nesses casos, não hesite em procurar os responsáveis.