Portabilidade de salário ajuda a ter crédito em bancos digitais?

Atualizado em 1 de abr de 2021

Sempre ao começarmos um novo trabalho, é comum que a empresa empregadora abra uma conta-salário em um novo banco, geralmente, naquele onde a instituição já é parceira.

Anúncios

Basicamente, esse tipo de conta nada mais é que uma ferramenta usada por iniciativa do empregador para poder efetuar os pagamentos mensais dos salários do funcionário, não sendo necessariamente uma conta-corrente tradicional. 

Entretanto, com a portabilidade de salário, não é mais necessário receber o seu pagamento na conta bancária escolhida por seu empregador. Isso mesmo, desde julho de 2018, o brasileiro tem a opção de escolher onde deseja receber o seu salário.

Anúncios

E você sabia que, além de ter a liberdade de escolher o banco onde receberá o seu pagamento, com a portabilidade de salário você também fica um pouco mais perto de ter acesso ao crédito que você sempre quis?

Se você quer saber mais sobre esse assunto, siga com a sua leitura e venha conferir as principais informações do tema.

O que é portabilidade de salário?

Basicamente, a portabilidade de salário possibilita que os funcionários das empresas – tanto públicas, como privadas – escolham em qual banco receberão a sua remuneração mensal.

Com isso, os recursos, proventos e salários são transferidos da instituição financeira onde existe a conta salário, para a conta-destino desejada pelo trabalhador, não o obrigando a utilizar os serviços do banco na qual o seu empregador é conveniado.

Ou seja, no dia de pagamento, é na conta escolhida pelo funcionário que o dinheiro será depositado.

Vale lembrar que a conta salário é aberta por iniciativa do empregador, justamente para que este possa fazer os depósitos mensais dos salários do funcionário, não gerando qualquer tipo de custo para o trabalhador.

E desde 2018, muitos bancos estão oferecendo em suas contas a opção de portabilidade de salário ou então conta de pagamentos. Isso ocorre com o Banco Inter, C6Bank, PagBank, Nubank e entre outros.

Com a portabilidade, a conta-salário não deixa de existir, apenas é feita uma transferência dos depósitos da conta da empresa, para aquela escolhida pelo funcionário.

Em tese, a portabilidade de salário funciona de forma bem parecida com as transferências tradicionais que são feitas entre diferentes instituições bancárias – TEDs e DOCs – mas de forma gratuita.

Portabilidade de salário pode ajudar a conseguir mais crédito?

Ter uma conta em um banco tradicional não é a melhor alternativa hoje em dia. Há diversas opções mais atraentes no mercado, com melhores condições, funcionalidades mais modernas e práticas e sem a cobrança de taxas e tarifas.

Agora você pode receber o seu salário e aproveitar todos os benefícios de uma conta digital que não possui tarifas, sem anuidade em seus cartões de crédito e sem limite de transferências.

E os benefícios não param por aí.

Ao fazer a portabilidade de salário para contas-digitais, como a do Banco Inter, C6Bank e PagaBank, você também aumenta a possibilidade de ter acesso a crédito.

Anúncios

Isso ocorre, pois na maioria das vezes, esses bancos veem este usuário como um cliente mais ativo, e dependendo dos serviços que ele passar a utilizar, as instituições também o enxergarão como mais confiável na hora de conceder crédito.

Quais as vantagens da portabilidade no Banco Inter?

Ao solicitar o recebimento do seu salário no Banco Inter, você passará a contar com uma enorme praticidade financeira, além de uma infinidade de opções de produtos que o banco oferece.

No Banco Inter você pode controlar tudo com um rápido toque, seja no Aplicativo ou mesmo no Internet Banking. Através de ambas as plataformas, você consegue fazer transações, conferência de extrato e ter acesso a um menu completo de serviços financeiros de forma segura e rápida!

Além disso, vale mencionar que o Banco Inter é 100% digital e livre de tarifas. Ou seja, transferências, saques, depósitos e pagamentos são ilimitados e gratuitos.

Ah, e essa isenção de cobrança também vale para a portabilidade de salário!

Quais as vantagens da portabilidade de salário no C6Bank?

A portabilidade de salário no C6 pode ser solicitada diretamente no chat do banco, disponível no aplicativo do mesmo.

E o banco possui vantagens bem atrativas ao usuário que fizer a portabilidade de salário. 

Com uma conta totalmente gratuita, fazer a portabilidade não lhe custará nada e, além disso, você também poderá usufruir de toda a  plataforma do banco.

Na conta, você poderá fazer transferências ilimitadas para contas C6 e de outros bancos, ter opções de investimento, realizar pagamento de boletos, fazer recargas de celular e ainda ter um cartão de crédito (sujeito à análise) sem anuidade.

Vantagens da portabilidade de salário no PagBank

Para finalizar, outro banco que também tem oferecido opção de portabilidade de salário e que agrada os consumidores, é o PagBank.

Para quem for receber o salário na conta da instituição, poderá contar com benefícios bem interessantes, como:

  • Acesso ao cartão de crédito PagBank (sujeito à análise);
  • Uma conta que rende juros superiores aos da poupança;
  • Transferências ilimitadas e 100% gratuitas;
  • Conta sem cobrança de tarifas e anuidades;
  • Controle total da conta diretamente na tela do celular.

Conclusão

Se você possui uma conta salário em um banco que não lhe agrada, não faz sentido permanecer recebendo os seus pagamentos mensais em tal instituição.

Dessa forma, não deixe de fazer a portabilidade do seu salário para uma empresa que seja mais atrativa e combine melhor com o seu perfil. Atualmente, com a ascensão dos bancos digitais, temos uma infinidade de opções atrativas e com ótimas condições.

Bancos digitais como o Inter, C6Bank, PagBank e entre outros, podem ser uma excelente opção para que, além de um lugar para receber o seu salário, você possua uma conta com produtos e serviços financeiros realmente úteis, práticos e que cabem no seu bolso.

Para finalizar, vale o adendo que todos esses bancos citados ao longo do texto são bem práticos, fáceis e interativos na hora de solicitar a portabilidade. Sendo assim, diretamente em seus apps você consegue fazer tal ação.

 

Pablo Januario