Pronampe: Caixa não cobra tarifa na abertura de crédito

Atualizado em 7 de jul de 2020
Anúncios

Na última segunda-feira, a Caixa anunciou uma novidade que irá agradar muito os empreendedores de microempresas e empresas de pequeno porte. A partir de agora, aquelas que solicitarem abertura de crédito junto ao Pronampe (Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) não pagarão a taxa de abertura.

Para saber mais como isso funciona e como você pode se beneficiar, siga com a sua leitura e confira todas as informações sobre essa novidade!

Caixa isentará taxa de abertura de crédito no Pronampe

Como mencionamos no início do texto, a novidade foi anunciada na última segunda (6), porém, ela passa a valer tanto para os novos contratos que venham a ser fechados, como também para as linhas de crédito que já foram concedidas.

Sendo assim, os empresários que já assinaram contrato e pagaram a taxa de abertura de crédito terão o valor ressarcido pelo banco.

Caso você não conheça o Pronampe, saiba que ele é um programa criado para dar um suporte financeiro às microempresas e empresas de pequeno porte, cujo faturamento é de até R$ 4,8 milhões ao ano.

Com isso, o Pronampe chega para amenizar os impactos que a pandemia de coronavírus causou em empresas pequenas.

Anúncios

A linha de crédito disponibilizada pelo Pronampe é voltada ao capital de giro dessas empresas, tendo um valor que pode chegar em até 30% da receita anual do ano anterior. O prazo do financiamento é de 36 meses, possuindo 8 meses de carência.

O contratante só começa a pagar a primeira parcela do empréstimo a partir do 9° mês, em 28 parcelas totais. Os juros do programa também são muito baixos, principalmente se comparados com os demais praticados no mercado, sendo de 1,25% + taxa básica de juros (Selic). Atualmente, a taxa se encontra em 2,25% ao ano, ou seja, os juros do Pronampe devem chegar, ao máximo, em 3,5% ao ano.

Leia também:
Score: conheça os segredos e porque você deve cuidar dele

Como aderir ao Pronampe?

Para conseguir solicitar a concessão de crédito do Pronampe, as empresas devem cumprir algumas exigências estipuladas.

A principal das exigências é que a empresa mantenha os empregos de seus funcionários no período que vai da assinatura do contrato, até dois meses após o recebimento da última parcela do financiamento.

Para aqueles que se interessaram pela oportunidade de crédito e gostaria de solicitar o seu empréstimo junto ao Pronampe, basta acessar este site ou então vá até à agência da Caixa mais próxima a você.

Atualmente, já foram concedidos mais de 18 mil empréstimos através do Pronampe, totalizando uma quantia que passa do 1 bilhão.

A pandemia causou impactos profundos na economia brasileira, e o setor mais atingido foi, sem sombra de dúvidas, o das micro e pequenas empresas, que não contam com um fluxo de caixa tão grande para suportar essa paralisação.

De todo modo, o Pronampe chega tanto para dar um auxílio no fechamento das contas, como também vem como uma ferramenta importante na proteção dos postos de trabalho.

 

Anúncios

Pablo Januario