Recuperação de dívidas: o que é e qual sua importância?

Atualizado em 15 de out de 2020
Anúncios

Ter restrição ao nome não é uma boa coisa se você deseja ter oportunidades interessantes no mercado de crédito. Na verdade, esse é o principal limitador para que alguém consiga acesso ou ao menos tenha condições interessantes em termos de empréstimos, financiamentos e cartões.

Sendo assim, limpar o nome é a melhor saída para que você volte a ter uma boa reputação na praça. Se você deseja isso, vale a pena conhecer mais sobre como funciona a recuperação de dívidas e como elas podem lhe ajudar a voltar ao mercado.

Separamos algumas informações pertinentes sobre o tema, e você confere logo abaixo!

O que é recuperação de dívidas?

A recuperação de dívidas, também denominada de recuperação de crédito, é um tipo de processo que as empresas especializadas fazem para conseguir que seus credores realizem o pagamento dos seus débitos em aberto, assim como a devolução de determinado produto junto ao cliente.

Ou seja, as instituições financeiras e bancos podem realizar contratações essas empresas especializadas, para que elas venham fazer essas cobranças pendentes. Com isso, é possível:

  • Negociar o pagamento de dívidas pendentes;
  • Receber o dinheiro com maior velocidade;
  • Reduzir riscos de perder um cliente;
  • Limpar o nome;
  • Restaurar o crédito de um consumidor.

Por que a recuperação de dívidas é importante?

A recuperação de dívidas proporciona uma negociação extrajudicial mais rápida, sendo muito mais eficaz para os dois lados envolvidos.

Anúncios

Além disso, esse tipo de iniciativa é fundamental para garantir o pagamento dos débitos e evitar a perda de tempo ligando ou entrando em contato com o credor, já que a ideia é que a recuperação seja feita de uma forma mais estratégica e com muito mais cautela.

Vale ressaltar também que esta é uma ótima oportunidade para que a empresa credora seja ressarcida por impostos que foram pagos de maneira indevida.

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de dívidas?

Basicamente, se trata de uma cobrança feita pela empresa em forma de mensagem, e-mail ou ligações. O objetivo dela é fazer com que o credor pague determinada pendência em aberto (seja uma conta em atraso ou uma dívida negativada).

Já a recuperação de dívidas é diferente. Nela, a empresa também contata o consumidor por meio de mensagem, ligações ou e-mail, entretanto, a ideia é oferecer ao cliente algumas alternativas para renegociar o valor e quitar a dívida que foi negativada.

Como funciona a recuperação de dívidas?

Quando a dívida é cobrada pela empresa especializada, é ela que é responsável pela recuperação do crédito.

Com isso, as chances de negociação do valor são bem maiores para o consumidor.

Sendo assim, atente-se bem a todas as informações, já que eles poderão mencionar as possibilidades de parcelamento, descontos para pagamentos à vista , etc. Nessa hora, siga essas orientações:

  • Analise as propostas e veja se elas estão de acordo com a sua atual situação financeira;
  • Negocie a melhor opção para o seu bolso, levando em conta todas as informações passadas;
  • Coloque a negociação em seu planejamento financeiro;
  • Entre em contato com a empresa especializada, caso você não consiga cumprir o acordo realizado.

 

Leia também:
Tudo o que você precisa saber sobre a nota de R$ 200
Anúncios

Pablo Januario