Saiba como fazer a portabilidade PIX para qualquer banco

Atualizado em 22 de out de 2020
Anúncios

O Pix está prestes a ser lançado e já um dos acontecimentos mais comentados do ano. O novo sistema de pagamentos e transferências do Banco Central permitirá a realização de transações financeiras instantâneas, a qualquer hora do dia e inteiramente gratuitas.

Com essa novidade, as transações bancárias ficarão muito mais fáceis e práticas de serem feitas. Uma vez que você cadastrou a sua chave, posteriormente é possível excluí-la ou fazer a portabilidade para outro banco.

E é isso que veremos logo abaixo!

Por que fazer a portabilidade de uma chave PIX?

Se você cadastrou uma chave Pix em um banco, não poderá usar a mesma em outro, pois elas são únicas.

Pense que você cadastrou o seu número de celular em um banco, dessa forma, não poderá cadastrá-lo novamente como chave Pix em uma outra instituição.

É por isso que existe a portabilidade. É somente a partir dela que o cliente pode pedir a transferência de chaves para outro banco. Para isso, ele deverá confirmar a propriedade do seu documento, telefone e e-mail.

Anúncios

Seria bem incômodo se você quisesse trocar de banco e não conseguisse migrar sua chave Pix, correto?

Foi pensando nisso que o BC criou a opção de portabilidade, pois caso você queira acessar a sua conta ou então parar de usar os serviços de um determinado banco, poderá fazer a portabilidade para outra instituição financeira.

Além disso, também há a opção de reivindicar a chave. Esse procedimento deve ser feito quando um terceiro tenta cadastrar a sua chave. O seu número de celular ou CPF. Na ocorrência disso, a pessoa que fez o cadastro tem até sete dias para comprovar que a chave Pix é de fato sua.

Leia também:
Educação financeira nas escolas

Afinal, como fazer a portabilidade?

O procedimento é bem simples e não exige grande esforço do usuário. Abaixo, você confere um passo a passo de como fazer a sua portabilidade da chave Pix:

Cadastrando a sua chave Pix no banco desejado

  • A primeira coisa a ser feita é abrir o app do banco ou fintech que você deseja levar a chave;
  • Após isso, vá até à opção do Pix (geralmente, há um ícone logo na tela inicial do aplicativo);
  • Escolha a opção de cadastrar uma nova chave Pix;
  • Selecione a chave que deseja trazer para essa conta, e preencha as informações que serão solicitadas.

Desvinculando a chave Pix do antigo banco

  • Agora, abra o app do outro banco onde sua chave Pix está cadastrada;
  • Toque na opção de portabilidade que irá aparecer na tela;
  • Confirme a portabilidade e pronto!

Vale ressaltar aqui que a portabilidade não ocorre no exato momento que você fez o procedimento, podendo levar até sete dias úteis para ser realizadas, segundo prazo estipulado pelo Banco Central.

E se você se arrepender disso ou deseja alterar essa mesma chave para o banco anterior ou uma nova instituição, faça o procedimento de portabilidade mais uma vez.

Anúncios

Pablo Januario