Vai cancelar o cartão de crédito? Confira 3 direitos

Atualizado em 10 de ago de 2020
Anúncios

Sem dúvidas, o cartão de crédito é uma das mais ferramentas mais interessantes para quem deseja ter as finanças mensais bem organizadas. Para as pessoas que contam com um bom limite, é possível fazer as compras de um mês inteiro, deixando para pagar apenas no vencimento da fatura, espaço que pode chegar em até 45 dias.

Além disso, quem possui um cartão de crédito ainda consegue parcelar suas compras e tem acesso a programas de pontos e demais benefícios.

Porém, não é tão incomum ter alguns problemas na hora de cancelar um cartão de crédito, e é exatamente para evitar ser lesado nesse tipo de situação, que é de suma importância conhecer bem os seus direitos.

Se você deseja cancelar o seu cartão de crédito, siga com a sua leitura e conheça 3 direitos assegurados ao consumidor.

1 — Você pode cancelar quando quiser

Você sabia que pode cancelar o seu cartão quando quiser? Isso mesmo, não é necessário esperar o vencimento da fatura ou mesmo a última parcela da cobrança da anuidade.

Se você tem esse interesse, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o banco ou instituição financeira em questão e solicitar o cancelamento.

Anúncios

Lembrando que, ter dívidas não é motivo para que você não consiga cancelar o seu cartão, e esse direito está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

De todo o modo, a dívida que você possui no cartão ainda deve ser paga ou renegociada.

2 — Comprovante de cancelamento

Você solicitou o cancelamento do seu cartão e agora é obrigação do banco emitir um comprovante no momento da sua solicitação, também devendo enviar um documento formal via e-mail ou pelos Correios.

Leia também:
10 hábitos que prejudicam o seu bolso

Tenha atenção com o prazo oferecido pela instituição financeira para estar fazendo esses procedimentos. Caso você não receba os comprovantes, contate mais uma vez a central de atendimento e solicite-os.

Se mesmo após isso, você ainda não receber os comprovantes, não hesite em ir até uma agência.

3 – Cobranças extras

Depois de efetuar a solicitação de cancelamento do cartão e quitar todas as dívidas existentes, você está livre de qualquer cobrança extra.

Se por acaso a operadora realizar alguma cobrança ou então você receber um débito pendente que não efetuou ou mesmo que seja abusivo, entre em contato com o Procon, pois eles lhe oferecerão o encaminhamento correto para resolver a situação.

Aliás, caso isso aconteça, fique atento também, pois o cartão pode ter sido clonado ou falsificado.

Dado isso, é importantíssimo destruir o cartão imediatamente após o cancelamento, para não correr nenhum risco de roubo ou fraude nesse meio tempo.

Em síntese, você tem total autonomia para cancelar o seu cartão quando bem entender, e não existe nenhum empecilho para isso, nem dívidas, nem as parcelas da anuidade, nada pode restringir o cancelamento.

Mantenha-se sempre ciente dos seus direitos e solicite todos os comprovantes e documentos formais sobre o cancelamento do seu cartão, isso é essencial para evitar possíveis dores de cabeça.

Anúncios

Pablo Januario